Audiência Pública para Ampliação e Definição dos Eixos Tecnológicos e Cursos do Câmpus São José do Rio Preto é Realizada

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 17h48 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h37 | Acessos: 1800

Na última segunda-feira, 04 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São José do Rio Preto, realizou Audiência Pública, de caráter participativo e consultivo (conforme prevista pela Portaria n.º 1.091, de 17 março de 2015), com proposta de Ampliação e Definição dos Eixos Tecnológicos e Cursos Técnicos para o Câmpus.

A mesa solene da Audiência contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Roberto; do Vice-Prefeito do Município, Prof. Orlando Bolçone; do Prefeito do Município de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; e do Reitor Silmário Batista dos Santos.

Na fase de apresentação, o presidente da Audiência, Diretor do Câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, trouxe para a comunidade que acompanhava o evento, um resumo contendo as informações que foram prospectadas a partir das reuniões realizadas com representantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) consolidados no município, com as Secretariais Municipais, Associações, Entidades Educacionais e de Pesquisa, além de pesquisas do perfil econômico (considerando dados do SEADE, Conjuntura Econômica do Município, Mapa da Economia Paulista, Plano Diretor da Cidade). O presidente da Audiência apresentou um diagnóstico sobre o interesse da comunidade local e regional em relação às demandas por profissionalização, além das diretrizes que orientam a definição dos eixos tecnológicos e cursos, respeitando a Lei de Criação dos Institutos Federais Lei 11.892 de 28 de dezembro de 2008, a Resolução CNE/CP nº. 01 de 05 de janeiro de 2021, a Portaria MEC nº. 713 de 8 de setembro de 2021, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, o Estatuto e o Projeto Político e Pedagógico do IFSP.

Esse levantamento consolidou a manutenção do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, com a oferta dos cursos Técnico em Artes Visuais, na modalidade subsequente/concomitante e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, na modalidade integrada ao ensino médio, definidos em 2018 em audiências públicas e de pesquisa de opinião ocorridos à época. Contudo, foi essencial para fundamentar a proposição de novos Eixos Tecnológicos e Cursos Técnicos para o Câmpus.

Foram propostos os cursos técnicos em Equipamentos Biomédicos (concomitante/subsequente), Biotecnologia (integrado ao ensino médio) e Enfermagem (integrado ao ensino médio na modalidade da educação de jovens e adultos - EJA) prevendo uma convergência entre os eixos de Ambiente e Saúde e Produção Industrial. Além disso, os cursos técnicos em Informática (concomitante/subsequente e integrado ao ensino médio), Automação Industrial (concomitante/subsequente) e Internet das Coisas (integrado ao ensino médio), considerando a convergência entre os eixos de Informação e Comunicação e Controle e Processos Industriais.

Ressaltou-se que as primeiras ofertas de cursos serão na modalidade subsequente/concomitante, considerando o número atual de servidores e espera-se o início do período letivo em 2022.

Nessa Audiência, pessoas da comunidade que se inscreveram previamente, conforme previsto em Edital, fizeram considerações relativas à proposição de cursos e eixos, com forte apelo para a manutenção do eixo tecnológico em Produção Cultural e Design e de Comunicação e Informação.

A próxima etapa do processo é a disponibilização de formulário on-line para coleta de colaborações da comunidade, que ficará acessível no período de 5 a 15 de outubro. Entre 16 e 21 de outubro a equipe de servidores do IFSP Campus São José do Rio Preto efetuará a compilação das colaborações recebidas e, em nova Audiência Pública prevista para 22 de outubro, a apresentação e consolidação dos eixos tecnológicos e cursos técnicos a serem ofertados.

Acompanhe as notícias e etapas da Audiência Pública em sjp.ifsp.edu.br/audiencia