NAPNE
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Apresentação
Apresentação
A Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE é um órgão que foi institucionalizado por intermédio do programa TEC NEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - PNE (engloba pessoas deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento), em dezembro de 2004, e visa a inserção nos cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.
O Programa TEC NEP promove a inserção das Instituições Federais de Educação Tecnológica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, sendo coordenado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Técnica e Profissionalizante (MEC/SETEC).
O Programa TEC NEP é parte da política pública inclusiva no âmbito da educação, e tem como objetivo principal a consolidação dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, como proclamados internacionalmente pela Declaração de Salamanca (Espanha, entre 07 e 10 de junho de 1994), e fixado no Brasil pela Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do artigo 58 ao 60).
O NAPNE prepara a instituição para receber as Pessoas com Necessidades Específicas, providenciando adaptações institucionais conforme a necessidade de cada aluno.
Calendário de reuniões
Reuniões Ordinárias
9 de Março
27 de Abril
12 de Maio
9 de Junho
11 de Agosto
8 de Setembro
20 de Outubro
10 de Novembro
8 de Dezembro
Equipe
Membros do núcleo
Equipe constituída por meio da Portaria n.º 15, de 05 de abril de 2023
Servidor | Cargo/Setor | Função no NAPNE |
Andréia Cristina Fidelis de Souza | Professora EBTT | Coordenação |
Alessandra Aparecida Bermuzzi | Assistente em Administração/CGP | |
Alexandre Aldo Neves | Técnico em Assuntos Educacionais (DAE) | |
Ana Paula Fernandes de Araújo Rodrigues | Auxiliar de Biblioteca - CBI | |
Arlindo Alves da Costa | Técnico em Assuntos Educacionais - CSP | |
Camila Centurion Silva | Técnica em Assuntos Educacionais - CSP | |
Everthon Silva Fonseca | Professor EBTT - Coordenador de Curso | |
Fernanda Cristina Gaspar Lemes | Professora EBTT/CSP | |
Lairce Castanhera | Professora EBTT - Coordenadora de Curso | |
Priscila Fracasso Caetano | Tradutora Intérprete de LIBRAS | Secretária |
Victor Tuller Brito | Técnico de Laboratório/CTI |
Documentos Institucionais
Documentos Institucionais
Guia Orientativo | Guia Orientativo para elaboração de materiais educativos acessíveis para reorganização das atividades acadêmicas do IFSP durante o período de enfrentamento da pandemia (Covid-19). |
Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo NAPNE, do estudante com necessidades específicas. | |
Instrução Normativa PRE n.º 13, de 17 de fevereiro de 2022 | Estabelece orientações para a estruturação da Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne. |
Regulamento 2014 (REVOGADO) | Aprovado pela Resolução n.º 137, de 4 de novembro de 2014. |
Regulamento 2021 (REVOGADO) | Portaria Normativa RET IFSP n.º 8, de 28 de junho de 2021. Dispõe sobre o Regulamento do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE) e Revoga a Resolução n.° 137 de 04 de novembro de 2014. |
Regulamento 2022 (EM VIGOR) | Portaria Normativa RET IFSP n.º 38, de 16 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Revoga a Portaria Normativa RET/IFSP n.º 8, de 28 de junho de 2021. |
Relatório de Atividades | NAPNE em Ação: relatório de atividades 2016 |
Portarias
Portarias
Portarias de constituição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNE do Câmpus São José do Rio Preto.
Portaria n.º 15, de 05 de abril de 2023
- Datas Inclusivas
- Dúvidas Frequentes
- Indicações de Filmes
- Indicações de Livros
- Legislação
- Publicações
- Revista NAPNE em Ação
Datas Inclusivas
Datas inclusivas
Confira as datas inclusivas e relacionadas ao NAPNE.
Janeiro
- 4 – Dia Mundial do Braile
Fevereiro
- 29 – Dia Mundial das Doenças Raras
Março
- 21 – Dia Internacional da Síndrome de Down
Abril
- 2 – Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
- 8 – Dia Nacional do Sistema Braile
- 23 – Dia Nacional da Educação de Surdos
- 24 - Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Maio
- 18 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
- 26 – Dia Nacional do combate à cegueira pelo Glaucoma
Junho
- 6 - Dia Nacional do teste do pezinho
- 18 - Dia do Orgulho Autista
- 21 - Dia Nacional de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
- 27 – Dia Internacional do surdocego
Julho
- 10 - Dia da Saúde Ocular
Agosto
- 22 - Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual
- 21 a 28 – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- 30 - Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Múltipla
Setembro
- 21 - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
- 23 - Dia Internacional das Línguas de Sinais
- 26 - Dia Nacional do Surdo/Dia da Consciência Surda
Outubro
- 1 - Dia Internacional das Pessoas Idosas
- 10 - Dia Nacional e Mundial da Saúde Mental;
- 11 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física
Novembro
- 10 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
Dezembro
- 3 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD e PcDF)
- 5 - Dia Nacional da Acessibilidade
- 9 - Dia da Criança Especial
- 10 - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- 13 - Dia Nacional do Cego
Dúvidas Frequentes
Dúvidas Frequentes
Confira as perguntas mais frequentes sobre o NAPNE.
1. O que é NAPNE?
NAPNE é a sigla para Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e consiste em uma equipe que media e prepara as ações inclusivas nos câmpus do IFSP.
2. O que o NAPNE faz no câmpus?
Desenvolve a prática democrática e ações inclusivas diversificadas para os estudantes, integrando a comunidade interna e a família nas atividades que promovem o acesso, a participação, a permanência e o êxito do estudante na instituição de ensino.
3. Quais são os objetivos do NAPNE?
I. Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II. Prestar apoio educacional aos estudantes;
III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
IV. Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
V. Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes
4. Quem compõe o NAPNE?
A equipe básica do NAPNE é composta por pelo menos um integrante dos seguimentos:
I. Diretor Adjunto Educacional ou equivalente;
II. Um pedagogo;
Ill. Um assistente social;
IV. Um psicólogo;
V. Um técnico em assuntos educacionais;
VI. Um tradutor-intérprete de Libras-português;
VII. Um docente de Libras;
VIII. Um professor de Educação Especial;
IX. Um estudante PAEE;
X. Um representante da família, preferencialmente familiar de PAEE;
Xl. Coordenador de curso ou um representante docente de cada curso que tiver estudantes acompanhados pelo Napne;
XII. Um representante de cada coordenadoria: CSP, CRA, CEX, CTI, CAE, CBI, DAA;
XIII. Um representante estudantil;
XIV. Um representante da comunidade externa, com aprovação dos membros natos do Napne.
Na ausência de profissionais da equipe básica poderá compor outros profissionais especificado em portaria.
5. Qual é o público-alvo do NAPNE?
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do NAPNE os estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, transtorno do espectro autista e de altas habilidades/superdotação.
6. Quais são os tipos de deficiência que o NAPNE atende?
O NAPNE atende estudantes com qualquer tipo de deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e de altas habilidades/superdotação.
7.O que é transtorno do espectro autista?
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico identificado pela presença de déficits persistentes na interação social, dificuldade na comunicação, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial, comportamentos metódicos ou repetitivos e dificuldades em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.
8. O que é altas habilidades e superdotação?
São aqueles indivíduos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, de maneira isolada ou combinada: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
9. Qual a diferença entre deficiência permanente, temporária e intermitente?
Considera-se pessoa com deficiência permanente aquela que tem impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A deficiência temporária é aquela que, quando tratada, permite que a pessoa retorne às condições anteriores. Entende-se como deficiência intermitente aquela que aparece e desaparece de tempos em tempos, sendo comum em alguns casos de epilepsia, quando pode ocorrer períodos recorrentes de total ausência de consciência e períodos de vida plenamente normal.
10. Qual a frequência das reuniões do NAPNE?
As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente, contando com a presença dos componentes do NAPNE, conforme consta no calendário anual. Quando necessário, o NAPNE se reúne extraordinariamente por iniciativa e convite do representante e, em sua ausência, por iniciativa e convite do secretário, ou ainda, por solicitação da maioria simples dos seus componentes.
11. O que são reuniões ampliadas do NAPNE?
As reuniões ampliadas do NAPNE ocorrem por iniciativa e convite do representante e, em sua ausência, por iniciativa e convite do secretário, ou ainda, de seus componentes em face de algum tema de urgência que necessite de discussão com a comunidade interna e, eventualmente, com a comunidade externa ao câmpus.
Indicações de Filmes
Indicações de Filmes
Confira as indicações de filmes selecionados pela equipe do NAPNE e que estão relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo.
- As Sessões
- Amargo Regresso
- Carne Trêmula
- Como estrelas no tempo
- Dr. Fantástico
- Espíritos Indômitos
- Feliz Ano Velho
- Ferrugem e Osso
- Gabi, uma História Verdadeira
- Inside I’m Dancing
- Intocáveis
- Johnny Vai à Guerra
- Mar Adentro
- Meu Pé Esquerdo
- Murderball
- Nascido em 4 de Julho
- O Óleo de Lorenzo
- O Homem Elefante
- The Best Years of Our Lives
- The Other Side of the Mountain – Uma Janela para o Céu (Parte 1 e 2)
Autismo
- A lenda do pianista do mar
- A menina e o cavalo
- A mother’s courage: talking back to autism
- A sombra do piano
- Adam
- Arthur e o infinito: um olhar sobre o autismo
- Autismo: o musical
- Ben X: a fase final
- Código para o inferno
- Experimentando a vida
- Gilbert Grape: aprendiz de sonhador
- Loucos de amor
- Mary e Max: uma amizade diferente
- Meu amargo pesadelo
- Meu filho, meu mundo
- Meu nome é Khan
- O garoto que podia voar
- O nome dela é Sabine
- Ocean Heaven
- Prisioneiro do silêncio
- Rain man
- Ressurreição
- Retratos de família
- Sei que vou te amar
- Testemunha do silêncio
- Um amigo inesperado
- Um certo olhar
- Um time especial
- Uma viagem inesperada
- Tão forte, tão perto
- Temple Grandin
- White frog
Deficiência Auditiva
- A música e o silêncio
- Adorável professor (Mr.Holland’s opus)
- And Now Tomorrow
- And Your Name Is Jonah
- Black
- Cop Land
- Filhos do silêncio (Children of a lesser God, 1986)
- Los amigos
- O filme surdo de Beethoven
- O país dos surdos
- O piano
- O segredo de Beethoven
- Personal Effects
- Querido Frankie
- Sweet nothing in my ear
- The dancer
- Tortura silenciosa
- Um lugar silencioso (1 e 2)
Deficiência Intelectual / Cognitiva
- Benny & Joon: Corações em conflito
- City Down
- Dominick and Eugene (Nicky and Gino)
- Eu me chamo Elisabeth
- Forrest Gump, o contador de histórias
- Gaby, uma história verdadeira
- Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador
- Inside I’m Dancing
- Meu filho, meu mundo
- Meu nome é Radio
- Mozart and the Whale (Loucos de amor)
- O Enigma de Kaspar Hauser
- O guardião de memórias
- O Primeiro da Classe (Front of the class / Síndrome de Tourette)
- O oitavo dia
- O óleo de Lorenzo
- Shine – Brilhante
- Simples como amar
- Uma lição de amor
Deficiência Múltipla
- Amy
- Black
- Borboletas de Zagorsk
- Cegos, surdos e loucos
- Experimentando a vida
- Helen Keller and Her Teacher
- O Escafandro e a Borboleta
- O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre de Helen Keller (pt)
- Sob suspeita
- The Unconquered (Helen Keller in Her Story)
- Uma lição de amor
Deficiência Visual
- À primeira vista
- Além dos meus olhos
- Castelos de gelo
- Dançando no escuro
- Demolidor
- Esplendor
- Eu Não Quero Voltar Sozinho
- Jennifer 8 – A próxima vítima
- La symphonie pastorale
- O Sino de Anya
- Perfume de mulher
- Quando só o coração vê
- Ray
- Um clarão nas trevas
- Vermelho como o céu
Indicações de Livros
Indicações de Livros
Confira as indicações para leitura selecionados pela equipe do NAPNE e que estão relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo.
- A beleza é um verbo - Sheila Black; Jennifer Bartlett; Michael Northen
Antologia de poesia com 37 autores com deficiência. Cada seção começa com a declaração do artista sobre seu trabalho, seguida de uma seleção de poemas em estilos experimentais. A obra pode ser entendida como um exemplo de educação inclusiva.
- A dança da morte - Stephen King
O mundo vive um cenário de caos por causa de um vírus letal que foi acidentalmente liberado e que dizimou 99% da população mundial. Alguns dos personagens principais incluem um mulher centenária e importante, um rapaz surdo e mudo e outro jovem com deficiência intelectual. Eles lideram a luta entre o bem e o mal em uma história cheia de reviravoltas, crueldade e aceitação.
- A doce sinfonia do seu silêncio - Luciana Scotti
Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo jovem e deficiente, atingiu a plenitude.
- A guerra que salvou minha vida - Kimberly Bruaker Bradley
O historia é narrada pela protagonista, Ada, uma criança que vive com seu irmão mais novo e sua mãe abusiva que não aceita a deficiência física da menina, que tem o pé torto e dificuldade para andar. As crianças aproveitam o possível bombardeio nazista a Londres para fugir e embarcam em uma aventura emocionante e transformadora.
- A mordida da manga - Mariatu Kamara
Durante a guerra civil de Serra Leoa, Mariatu Kamara foi vítima de um ataque a sua vila em que deceparam suas duas mãos. O livro conta sua historia inspiradora de superação e busca pela independência de uma forma forma honesta e madura.
- A saga de um campeão - Lars Grael
Em 1998, o veleiro do atleta Lars Grael foi atingido por uma lancha em alta velocidade. Esse acidente acabou lhe custando uma perna. Lars conta os detalhes do momento em que ficou entre a vida e a morte em consequência do acidente e também narra a reconstrução da sua carreira.
- Ainda sou eu - Christopher Reeve
Autobiografia do ator Christopher Reeve, que após o acidente à cavalo em uma competição que o deixou tetraplégico, o ator resolve contar suas histórias para o mundo. Reeve fala sobre a carreira de ator e descreve a complexa relação com os pais e a luta incansável de lidar com a condição de pessoa com deficiência.
- Amizades improváveis - Jonathan Evison
O livro conta a história de um cuidador profissional que teve uma forte perda em sua vida. Ele começa por fazer um trabalho cuidando de um jovem com distrofia muscular de Duchenne, mostrando como a vida é permeada por detalhes obscuros e felizes. Algumas das cenas mais divertidas são as conversas cruas entre o cuidador e o jovem.
- Como eu era antes de você - Jojo Moyes
Will é um jovem rico e bem sucedido, que do dia para a noite vê sua vida mudar completamente quando é atropelado por uma moto ao atravessar a rua em um dia chuvoso. Devido ao acidente, ele fica tetraplégico e é condenado a passar o resto de sua vida preso a uma cadeira de rodas. Acostumado a viajar e praticar esportes radicais, Will não aceita sua nova condição e cai em uma profunda depressão.
- Conheça a noite - Maria Mutch
Além de ser uma memória pessoal da autora sobre como criar uma criança com múltiplas deficiências físicas, o livro é também uma meditação sobre a natureza da noite, escuridão, vigília noturna, isolamento, exploração e jazz.
- Despertar para ser. Eu chego lá - Gilberto Stanieski Filho
Mesmo depois de sofrer um acidente que limitou seus movimentos e mudou totalmente sua vida, Gilberto decidiu que não iria parar. Nessa historia, o autor conta como lutou pela vida e seus aprendizados.
- Devoção - Dick Hoyt e Don Yaeger
O livro descreve a trajetória de Dick e Rick Hoyt, pai e filho que têm uma ligação de amor e apoio incondicional. Rick nasceu com tetraplegia espasmódia, apesar das dificuldades, seus pais estavam determinados a dar todas as oportunidades para o filho. Rick e o pai participaram de mais mil corridas e ficaram conhecidos no mundo inteiro pela força e coragem, o lema da dupla é: “Sim, você pode!”
- Do outro lado do sol - Katia Yuriko
Aos 19 anos, Kátia Iuriko Ito foi vítima de um angioma cerebral, que danificou de forma radical os seus movimentos do corpo. Com isso, ela teve que refazer a sua história pessoal, reaprender a ler e escrever e imaginar o mundo de outra forma. O livro, além de ser uma lição de vida, conta a história incrível de uma mulher determinada a viver e a aproveitar a vida.
- E eu venci assim mesmo - Dorina Gouvea Nowill
A vida e a obra de Dorina Nowill, brasileira que ficou cega na adolescência, especializou-se em educação para cegos, criou a primeira fundação para o livro do cego no Brasil e foi a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Mundial para o Bem Estar do Cego.
- Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva
Nesta autobiografia, Marcelo narra como sua vida mudou a partir de um grave acidente, que o deixou tetraplégico, após mergulhar em um lago a poucos dias do Natal de 1979. O autor também relata a experiência de pessoa com deficiência e descreve momentos importantes da história do Brasil.
- Histórias de cegos - Marcos Lima
O autor conta em uma coletânea bem humorada sobre sua vivência em uma sociedade tão visual, mostrando sua “visão” pessoal do mundo e de como as pessoas cegas devem ser vistas na sociedade. O livro é oriundo de uma seleção das melhores crônicas de um projeto iniciado por Marcos Lima em um Blog e no Youtube.
- Jane Eyre - Charlotte Brönte
Um livro considerado avançado para a época e que é analisado até hoje. Ele acompanha a história de Jane Eyre desde a infância até a vida adulta, quando ela consegue um trabalho em Thornfield Hall. A deficiência é retratada no livro de forma literal e simbólica para o poder e o patriarcado, com a protagonista desafiando não só a visão sobre deficiência da era vitoriana, mas abordando também diversas outras questões de forma considerada moderna para a época.
- Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas - Jairo Marques
Nesse livro, Jairo Marques conta a história dele mesmo, passando pela infância, juventude e vida adulta em uma cadeira de rodas. O jornalista é atuante e influente e sempre esteve empenhado em mudar a forma como são vistas as pessoas que convivem com algum tipo de deficiência. Jairo faz um relato irreverente e franco sobre a condição das pessoas com deficiência
- Não era você que eu esperava - Fabien Toulmé
O livro, em formato de quadrinhos, conta a historia de um casal que recebe a noticia que sua filha recém nascida tem síndrome de Down. A narrativa emociona e gera reflexão ao leitor ao mostrar como foi o processo de aceitação dos novos pais, seus os momentos engraçados e informativos.
- Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas - Nujeen Mustafa
Esse livro, narrado em primeira pessoa, acompanha a jornada de Nujeen para escapar da guerra e ensina muito sobre coragem e força de vontade, além de mostrar a situação de guerra na Síria.
- Pai de rodinhas - Sérgio Nardini
Nesse livro, Sérgio compartilha detalhes sobre sua paternidade como pai com deficiência, além de levar informações para outras pessoas que também possuem dificuldade de mobilidade, abordando o tema da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência.
- O escafandro e a borboleta - Jean-Dominique Bauby
Jean-Dominique Bauby era o respeitado redator-chefe da revista Francesa Elle, até que aos 43 anos sofreu um acidente vascular cerebral que resultou na perda de todas as suas funções motoras (Síndrome do Encarceramento). O único movimento que conseguia fazer era piscar de seu olho esquerdo. Com a ajuda de sua equipe medica, ele aprende a se comunicar piscando, conseguindo libertar sua criatividade, escrever sua biografia e contar suas experiências.
- O que me faz pular - Naoki Higashida
O primeiro livro do autor Naoki Higashida é sua autobiografia, escrita quando ele tinha 13 anos em formato de perguntas e respostas. Naoki foi diagnosticado com autismo severo aos 5 anos de idade e, com a ajuda da mãe e de um teclado de papelão, ele aprendeu a se comunicar com humor e sinceridade, provando que ele é muito mais do que um diagnóstico.
- Olhando para trás - Kenny Fries
Obra que reúne histórias de não ficção, ficção, poesia e drama, com a participação de 37 escritores com deficiência, abordando temas como conexão, humanidade e justiça social.
- Olhe nos meus olhos - John Elder Robison
Criado em uma casa com uma família disfuncional e com diversos diagnósticos errôneos durante a infância, John Elder Robson sempre teve dificuldade de socialização. Até que aos 40 anos recebe o diagnóstico correto: autismo. O livro narra a jornada de autoconhecimento do autor que teve uma vida de alienação e amadurecimento por meio de tentativas e erros, e como o diagnóstico o ajudou a se aceitar e a se encaixar no mundo.
- Roda viva: memórias de um cadeirante - José Carlos Morais
Nesse livro, José Carlos conta o antes e o depois do acidente que o deixou paraplégico e nos insere em sua rotina, contando sobre sua reabilitação, sua nova rotina, suas lutas e suas conquistar. Além de ser médico, José também era esportista e disputou três paraolimpíadas, nove mundiais e foi o primeiro do ranking brasileiro de tênis por seis vezes consecutivas.
- Salvando meu filho - Richard Galli
Richard Galli narra os 10 dias que se seguiram ao acidente com Jeffrey, seu filho de 17 anos. Jeffrey mergulhou numa piscina e bateu a cabeça. Embora tenha sido salvo pelo pai, o rapaz ficou tetraplégico por conta da forte batida da queda. Galli encara um futuro não imaginado para o filho e sente as dificuldades que ele vai enfrentar.
- Sem asas ao amanhecer - Luciana Scotti
Luciana Scotti, quando jovem, teve uma trombose cerebral e ficou muda e tetraplégica. No livro, a escritora revela sua história, seus medos, sua força pela vontade de viver.
- Sopro no Corpo: Vive-se de Sonhos - Marco Antonio de Queiroz
Diabético desde os 3 anos, ele sofreu com o fantasma da impotência ainda jovem, ficou cego aos 21 e teve de enfrentar dois transplantes: de rim e pâncreas. Porém, o autor optou por narrar sua vida da mesma forma que a leva: com bom humor e suavidade. Narrativa real de reabilitação e inclusão social.
- Superar o Impossível - Christopher Reeve
Neste livro, Reeve mostra que ninguém precisa aceitar qualquer tipo de limitação, imposta por si mesmo ou por terceiros, podendo recorrer à força interna que pulsa em cada um.
- Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr
Vencedor de um premio Pulitzer, o livro narra a historia de duas crianças em lados opostos da 2ª Guerra Mundial: Marie-Laure, uma menina francesa e cega, e Werner, um jovem órfão alemão. Apesar da apresentação da deficiência de Marie não ser considerada perfeita, o livro é cuidadoso em suas descrições e apresenta uma narrativa rica sobre a natureza humana e os efeitos da guerra.
- Tudo bem ser diferente - Todd Parr
Livro ilustrado que apresenta por meio de frases simples, diretas e divertidas a importância e a beleza de todo tipo de diversidade no mundo.
- Uma mulher de luta: vida e política em Célia Leão - José Pedro Martins
Um mosaico sobre a vida e a trajetória política de Célia Leão, que ficou paraplégica após sofrer um acidente de carro aos 19 anos. Cadeirante e deputada estadual na Assembléia Legislativa de São Paulo, eleita em 2006 para seu quarto mandato
- Uma vida sem limites - Nick Vujicic
Escrito por Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e as pernas, e mesmo assim superou a deficiência para viver uma vida repleta de realizações. Hoje, é um palestrante motivacional e faz questão de divulgar sua mensagem principal: você deve buscar seu propósito na vida, apesar das dificuldades que possam aparecer no caminho.
- Velejando a Vida - João Carlos Pecci
Para alguns, a paraplegia fecha as portas à vida. No caso de Pecci aconteceu o contrário: abriu as portas que fizeram crescer seu lado humano e sensível. Determinado, procurou ultrapassar os limites que a paraplegia impõe. E conseguiu vencer um dos maiores obstáculos, realizando o sonho de ser pai.
Livros infantis
- Júlia e seus amigos - Lia Crespo
Recomendado para crianças de 7 a 10 anos, conta a história de uma menina com deficiência que, depois de ter estudado numa escola especial, começa o ano letivo numa escola inclusiva. A história relata a aventura que essa mudança representa na vida de Júlia, uma menina inteligente e alegre. De forma lúdica, fala de medos e amizades.
- Meu amigo Down em casa: meu amigo Down na escola - Claudia Werneck
A coleção contém três histórias narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas no dia-a-dia. Estes livros são recomendados pelo UNICEF e pela UNESCO.
- Rodrigo enxerga tudo - Markiano Charan Filho
Um deficiente visual que não se abala com as dificuldades causadas por seu problema. Muito pelo contrário, o garoto enfrenta qualquer parada. Com texto lúdico e bem humorado, mostra que, mesmo cego, Rodrigo vê o mundo de outras formas.
- Um mundinho para todos - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Ensina as crianças a perceberem as diferenças que existem entre lugares, coisas e pessoas. Com texto e ilustrações em tinta e braile.
- Vendo sem enxergar - Mauricio de Sousa
Tonico, um menino cego, mostra a seu amigo Zé como apreciar os detalhes não visíveis da natureza e explorar seus outros sentidos durante um passeio pela tarde. Com lindas ilustrações e linguagem acessível, é um ótimo livro para pais e filhos apreciarem juntos.
Legislação
Legislação
Confira a legislação que regula as ações do NAPNE.
Decretos
Decreto n. 3.298. de 20 de dezembro de 1999 | Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. |
Decreto n. 3.691, de 19 de dezembro de 2000 | Regulamenta a Lei n. 8.899, de 29 de junho de 1994, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. |
Decreto n. 3.956, de 8 de outubro de 2001 | Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. |
Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004 | Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que específica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências |
Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 | Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. |
Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007 | Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. |
Decreto n. 6.214, de 26 de setembro de 2007 | Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso de que trata a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, acresce parágrafo ao art. 162 do Decreto n. 3.048, de 6 de maio de 1999, e dá outras providências. |
Decreto Legislativo MEC n. 186, de 9 de julho de 2008 | Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. |
Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009 | Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. |
Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011 | Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. |
Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011 | Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. |
Decreto n.10.502, de 30 de setembro de 2020 | Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. |
Leis
Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 | Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. |
Lei n. 8.753, de 24 de outubro de 1989 | Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. |
Lei n. 8.899, de 29 de junho de 1994 | Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. |
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 | Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. |
Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000 | Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. |
Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002 | Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. |
Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003 | Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. |
Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012 | Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. |
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015 | Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). |
Lei n. 13.185, de 6 de novembro de 2015 | Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying). |
Normas, manuais e documentos
Constituição de 1988 | Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. |
CIF | Classificação Internacional de Funcionalidade (OMS). |
Declaração de Salamanca | Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. |
Manual de acessibilidade | Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível (MEC). |
NBR 9050 - versão 2021* | Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. |
Nota Técnica n. 4, de 23 de janeiro de 2014 | Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. |
PNEE | Política Nacional de Educação Especial Equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. |
Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009 | Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. |
*Solicite a norma na biblioteca do câmpus
Publicações
Publicações
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SECADI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2007.
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
- A escola comum inclusiva
- O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
- Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
- Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
- Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa
- Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
- Livro Acessível e Informática Acessível
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Altas Habilidades/Superdotação
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Coleção: Atendimento Educacional Especializado
Revista NAPNE em Ação
Os Napnes de cada câmpus do IFSP fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa.
Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o DAPE reúne anualmente os relatos produzidos por cada equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade.
Elaboração: Departamento de Articulação Pedagógica, Ações Inclusivas e Formação Continuada (DAPE)
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