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Consolidação dos Eixos Tecnológicos e cursos Técnicos para implantação no Câmpus São José do Rio Preto

Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 11h48 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h36 | Acessos: 1803
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Consolidação dos Eixos Tecnológicos e cursos Técnicos para implantação no Câmpus São José do Rio Preto


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São José do Rio Preto, realizou em 25 de outubro, Audiência Pública, de caráter participativo e consultivo (conforme prevista pela Portaria n.º 1.091, de 17 março de 2015), para consolidação dos eixos tecnológicos e cursos técnicos a serem implantados na cidade de São José do Rio Preto.

Integravam a Mesa Diretiva da Audiência o presidente da Audiência e Diretor do Câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, o Diretor Adjunto Educacional Alexandre Aldo Neves, como secretário e, como moderadora, a Diretora Adjunta de Administração, Camila de Carvalho Ferreira.

O objetivo da Audiência realizada em 25 de outubro foi apresentar os resultados das contribuições realizadas pela comunidade por meio de formulário que ficou aberto entre os dias 5 e 15 de outubro no site do Câmpus São José do Rio Preto, além das considerações e sugestões manifestadas pela comunidade durante a audiência realizada no dia 4 de outubro.

A partir do levantamento da pesquisa de opinião e da prospecção da equipe de implantação do Câmpus São José do Rio Preto, consolidou-se a proposição dos seguintes cursos técnicos:

  •     Modalidade concomitante/subsequente: Artes Visuais, Informática, Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos;
  •     Modalidade integrado ao ensino médio: Produção de Áudio e Vídeo, Informática, Internet das Coisas, Biotecnologia e Enfermagem (Educação de Jovens e Adultos – EJA)

Na pesquisa de opinião, 57% da comunidade participante informaram ser “fortemente favorável” à proposta apresentada na audiência de 4 de outubro, seguida por 32% “favorável”, representando nessa pesquisa, 89% das contribuições. Outros 11% indicavam “parcialmente favorável”, com 9%, “parcialmente desfavorável”, com 2%, e não houve contribuições para “desfavorável” e “fortemente desfavorável”.

As próximas etapas envolvem o processo de elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), o planejamento e solicitação de nomeação dos técnicos administrativos e de professores para a oferta desses cursos e, para 2022, inicia-se o processo de definição dos cursos superiores para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (2024-2028).

Até a implementação dos cursos técnicos, que dependem de autorização e da liberação de códigos de vagas para professores pelos Ministérios da Educação e Economia, o diretor do Câmpus destacou a manutenção da oferta de cursos de extensão, de forma remota e presencial, e a continuidade das parcerias já firmadas com outras entidades.


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