Biblioteca Virtual Pearson
Como acesso os livros disponíveis na Biblioteca Virtual Pearson?
Clique em Login no catálogo do acervo (Pergamum). Realize a busca com o autor, título ou assunto desejado (dê preferência pela pesquisa por índice). No menu lateral em Refinar sua busca, na opção Tipo de obra, clique sobre E-books Pearson. Os livros da BV Pearson são identificados com o ícone do cadeado fechado com o texto online. Clique sobre o cadeado e habilite a permissão do Pop Up em seu navegador. O livro será aberto em nova janela.
Como acesso a Biblioteca Virtual Pearson por meio do aplicativo?
Faça o login no SUAP e clique no link Biblioteca Virtual Pearson. Após acessar, clique em Minha Conta, preencha as informações solicitadas, crie uma senha e clique em atualizar. Baixe o aplicativo da Biblioteca Virtual Pearson na Play Store de seu smartphone e realize o acesso informando os dados cadastrados em Minha conta.
Posso acessar a Biblioteca Virtual Pearson direto pela plataforma?
Entre no endereço da Plataforma da BV Pearson, informe o CPF e senha cadastrados em Minha conta e clique em Acessar.
Cadastro na biblioteca
Como faço para emprestar livro da biblioteca?
Se você for estudante dos cursos na modalidade concomitante/subsequente e superior, primeiro deve acessar o SUAP e clicar em Primeiro acesso. Digite RP e insira o número do prontuário, informe o CPF e digite a capctha. Siga as instruções para redefinir a senha enviadas no e-mail informado na matrícula. Após realizar este procedimento, consulte a biblioteca para verificar se as informações foram atualizadas no sistema Pergamum.
Como faço para atualizar o e-mail?
Dirija-se à Secretaria do câmpus e solicite a inclusão/alteração do e-mail em seu cadastro. Recomenda-se o uso de e-mail pessoal e de uso contínuo.
Depósito de TCC's, Dissertações e Teses
Como devo proceder para entregar uma cópia da minha dissertação ou tese na biblioteca?
Servidores que retornarem do afastamento para qualificação poderão entregar à Biblioteca a versão da dissertação ou tese apenas em formato digital, juntamente com o Termo de Autorização de Divulgação devidamente preenchido e assinado via SUAP.
Preciso da ficha catalográficas para o meu trabalho de conclusão de curso, o que devo fazer?
O aluno deve realizar login em Meu Pergamum, clicar em Solicitações, depois em Ficha Catalográfica, preencher as informações solicitadas no formulário e clicar em Gravar. O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até 7 (sete) dias.
Como devo proceder para entregar uma cópia do meu TCC na biblioteca?
Estudantes que concluíram as correções solicitadas pelo orientador, devem efetuar a entrega da versão final do trabalho ao coordenador de curso, em formato digital, juntamente com o Termo de Autorização de Divulgação devidamente preenchido e assinado. Posteriormente, o coordenador encaminhará à biblioteca todos os TCC's finalizados no semestre.
Empréstimo
Devido à estruturação da biblioteca, empréstimos e atendimentos presenciais estão suspensos temporariamente.
Quantos livros posso emprestar?
Alunos de cursos regulares com matrícula ativa podem emprestar até 5 (cinco) livros.
Posso ficar com os livros por quanto tempo?
O prazo é de até 7 (sete) dias corridos para alunos.
Empréstimo entre Bibliotecas
Se a biblioteca não tiver o livro que preciso, posso emprestar de outra unidade*?
Sim. Você deve solicitar por e-mail (biblioteca.sjp@ifsp.edu.br) ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca que verificará se a biblioteca do câmpus de origem da obra poderá disponibilizá-la para empréstimo.
Posso renovar um livro emprestado de outra unidade?
A renovação de livros emprestados de outras bibliotecas é condicionada à disponibilidade da biblioteca de origem.
Tenho multa se devolver o livro de outra unidade em atraso?
As penalidades são as mesmas em todas as bibliotecas do IFSP.
* Devido à pandemia, os empréstimos entre bibliotecas estão temporariamente suspensos.
Normas da ABNT
Como acesso as normas da ABNT?
Acesse o catálogo da biblioteca e efetue o login. Realize a busca pela norma desejada, clique na aba Pesquisa Target GEDweb. Verifique o resultado, clique sobre o ícone do cadeado fechado e habilite a permissão do Pop Up em seu navegador. A norma será aberta em nova janela e a visualização é de 20 páginas por vez.
Posso acessar as normas de casa?
Sim, as normas da ABNT estão disponíveis para acessar 24 horas por dia, nos 7 (sete) dias da semana, em qualquer local, desde que efetue login na página do catálogo da biblioteca (Pergamum).
Posso imprimir as normas da ABNT?
Não. O usuário tem permissão de visualização. Caso precise do PDF, você deve entrar em contato pelo email biblioteca.sjp@ifsp.edu.br para solicitar o PDF da norma e justificar sua necessidade.
Penalidades
O que acontece se devolver o livro em atraso?
O sistema calcula automaticamente a suspensão de 2 (dois) dias para cada dia e obra em atraso.
Estou suspenso para realizar novos empréstimos e renovações. O que faço para retirar a suspensão?
É possível optar pela penalidade alternativa, que foi instituída para permitir que usuários suspensos por longos períodos possa trocar o período de suspensão pela doação de materiais bibliográficos ou de multimídia, conforme o interesse da biblioteca.
O que acontece se eu perder o livro em minha responsabilidade?
O usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca e também deve repor o material extraviado e/ou danificado por outra obra idêntica ou de edição mais recente.
Como faço para repor se a obra estiver esgotada?
Nos casos em que o material estiver esgotado na editora, o usuário será orientado sobre a reposição de outra obra de teor e valor similar à obra esgotada.
Portal da CAPES
Como acesso o conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES?
Todos os servidores e estudantes têm acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES por meio de nome de usuário e senha. Acesse o endereço http://www.periodicos.capes.gov.br/ e clique em Acesso Cafe, disponível no canto superior direito da tela. Informe a instituição, o prontuário e senha (senha do e-mail institucional no caso de servidores e senha do SUAP no caso de alunos). O acesso pode ser realizado de qualquer localidade.
Renovação
Posso renovar os materiais emprestados em meu nome?
Sim. É permitido ao usuário renovar por até 3 (três) vezes, desde que a obra emprestada não tenha reserva. Caso o livro possua reserva, o sistema apresentará uma mensagem de que a renovação foi cancelada, sendo necessário efetuar a devolução do material.
Como realizo a renovação?
O usuário pode acessar o Meu Pergamum e efetuar a renovação. Caso opte por renovar na biblioteca, deverá estar em posse dos livros.
O que faço quando esquecer de devolver e/ou renovar?
O sistema irá calcular automaticamente a multa de 2 (dois) dias por cada obra e dia de atraso. O usuário não poderá renovar os materiais que ainda estiver emprestado em seu nome enquanto houver suspensão ativa.
Reserva
Quando posso efetuar a reserva de livros?
Realizar a reserva de um material somente é possível quando todos os exemplares estiverem emprestados.
Como solicito a reserva quando todos os livros estão emprestados?
Acesse o catálogo da biblioteca, selecione a unidade de informação São José do Rio Preto, insira o termo de pesquisa (dê preferência pela busca por índice) e clique em pesquisar. Ao encontrar o material desejado, clique em exemplares e verifique se todos estão emprestados e a data prevista para devolução mais próxima. Em seguida, clique em Reserva informe os dados, selecione o volume, se houver, e clique em confirmar. Será exibida uma mensagem de reserva concluída. Quando o primeiro material for devolvido, um e-mail será enviado automaticamente informando a disponibilidade e prazo para o empréstimo.
Como faço para cancelar uma reserva?
Acesse o Meu Pergamum. Na tela inicial clique em Títulos Reservados. Verifique a lista de títulos reservados e sobre o item desejado, clique em cancelar. Você também pode solicitar o cancelamento da reserva no balcão de atendimento da Biblioteca.
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