Apresentação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3203-4562
A extensão se materializa por meio de atividades que dialogam com o mundo do trabalho, como o estágio e o acompanhamento de egressos, bem como pela realização de ações de extensão que podem ser classificadas como programas, projetos, cursos de extensão, eventos e prestação de serviço, que incorporam as diretrizes dessa dimensão educativa, destacando o envolvimento da comunidade externa e a participação protagonista de estudantes.
Os Institutos Federais devem garantir a articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, contribuindo para a formação profissional, cooperando para a geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
Equipe
Setor: Coordenadoria de Extensão - CEX | Localização: Bloco A - Sala A104 - 1º Andar
Ações de Extensão
AÇÕES DE EXTENSÃO
As ações de extensão são uma via de mão dupla com a sociedade, que proporcionam a relação de diálogo entre conhecimentos acadêmicos e conhecimentos tradicionais, enriquecendo o processo educativo e possibilitando a formação de consciência crítica tanto da comunidade interna do IFSP (docentes, discentes e técnicos-administrativos), quanto dos diversos atores sociais envolvidos.
As ações de extensão podem ser caracterizadas como programa, projeto, curso de extensão, evento e prestação de serviço. Todas devem ser desenvolvidas com a comunidade externa e participação, com protagonismo, de estudantes. Além das ações, a Extensão é responsável por atividades que dialogam com o mundo do trabalho como o estágio e o acompanhamento de egressos. Desse modo, a Extensão contribui para a democratização de debates e da produção de conhecimentos amplos e plurais no âmbito da educação profissional, pública e estatal.
Programa é o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviços), com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio ou longo prazo, integrando ações de extensão, pesquisa e ensino.
O programa deve ser elaborado e executado em articulação entre docentes, técnicos-administrativos, discentes e membros da comunidade externa.
O projeto é uma ação temporária com início e término definidos, desenvolvida por uma equipe, preferencialmente, multidisciplinar, cujos objetivos são claros e todas as atividades desenvolvidas podem ser controladas.
Em consonância com a Portaria nº 2.968/15, projeto é o conjunto de atividades interdisciplinares de caráter educativo, tecnológico, artístico, científico, social e cultural, desenvolvido e aplicado na interação com a comunidade interna e externa, com objetivos específicos e prazos determinados, visando à interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Para consultar os projetos de Extensão do IFSP, consulte o site de Dados Abertos da instituição, disponível em: https://dados.ifsp.edu.br/
Evento de extensão implica na apresentação pública, livre ou direcionada, com envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo IFSP.
São considerados eventos: ciclo de debates, curso com menos de 8 horas, congresso, encontro, exposição, evento esportivo, festival entre outros.
Atribuições da Extensão
A Coordenadoria de Extensão, órgão subordinado diretamente à Diretoria-Geral do câmpus, gerencia os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), não previstos nas grades curriculares dos cursos, de modo a oferecer novas oportunidades ao aluno e para a comunidade externa ao Instituto Federal, contribuindo no papel social que a instituição deve prestar como serviço.
São atribuições da coordenadoria de extensão:
- Buscar parcerias para a promoção de cursos nos mais diferentes níveis para servidores docentes e técnicos-administrativos;
- Promover palestras, encontros, seminários, visitas técnicas, estágios ou outras atividades voltadas para o aperfeiçoamento específico e intelectual de toda a comunidade;
- Promover a aproximação do câmpus com a comunidade externa;
- Buscar apoio externo para eventos institucionais em geral;
- Planejar, coordenar, controlar e avaliar toda a oferta de cursos extraordinários;
- Promover convênios de cooperação técnico-científica, visando ao intercâmbio de informações sobre novas tecnologias;
- Obter doações de materiais e/ou equipamentos para melhorar as condições das oficinas e laboratórios do câmpus;
- Promover encontros com empresas e profissionais;
- Planejar, organizar, coordenar e controlar a execução das atividades do Serviço de Integração Escola-Empresa (estágios).
Acesse o Regimento dos câmpus e consulte todas as atribuições da Coordenadoria de Extensão.
Público-Alvo
Os cursos de extensão são oferecidos para os mais diversos públicos, como:
- profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos;
- indivíduos que querem obter conhecimento ou se aperfeiçoar em determinadas áreas;
- jovens que não escolheram o curso de graduação;
- alunos de graduação que querem complementar sua formação acadêmica;
- alunos que finalizaram a graduação e que buscam se aperfeiçoar em determinados campo de atuação;
- indivíduos que queiram se profissionalizar para inserção no mundo do trabalho.
Tipos de Cursos
Os cursos de extensão do IFSP, conforme Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015, são ações pedagógicas de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 08 (oito) horas e critérios de avaliação definidos.
Os cursos de extensão do IFSP apresentam-se em duas modalidades:
1-Curso Livre de Extensão: cursos com carga mínima de 08 (oito) horas e máxima de 40 (quarenta) horas;
2-Curso de Formação Inicial e Continuada – FIC ou Curso de Qualificação Profissional: podem se apresentar de duas formas:
a) Curso de Formação Inicial: voltado para estudantes que buscam qualificação, objetiva oferecer formação inicial em uma área profissional específica do conhecimento, sendo desenvolvidas também competências ligadas à formação geral, mediante o trabalho com disciplinas específicas ou temas transversais, tendo carga horária mínima de 160 (cento e sessenta) horas.
b) Curso de Formação Continuada: voltado para aqueles que já possuem conhecimento e atuação na área, objetiva, principalmente, atualizar, aprofundar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento, possuindo carga horária mínima de 40 (quarenta) horas.
Os cursos de extensão sempre serão divulgados por meio de Edital e na página inicial de nosso site.
Redes Sociais