Aula inaugural da 1ª turma do curso Técnico em Informática e 1º ano de atividades do Câmpus

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 20h11 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 14h36 | Acessos: 961

Composição da mesaNo último dia 29 de agosto, em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do IFSP Câmpus São José do Rio Preto e do início das aulas do Curso Técnico em Informática, ocorreu a solenidade de abertura com a presença de autoridades a saber: o Reitor do IFSP, Silmário Santos; o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Eduardo Procópio; o Diretor-Geral do Câmpus, Marcos Amorielle Furini; o Prefeito Municipal, Edinho Araújo; o Vice-Prefeito, Prof. Orlando Bolçone e o Presidente da Câmara Pedro Roberto.

O cerimonial de abertura foi agraciado com a apresentação cultural “Precisamos ser melhores!”, uma performance das turmas de dança e artes circenses do Centro de Convivência da Juventude.

O Diretor-Geral do Câmpus Rio Preto deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando que a primeira turma do curso é uma conquista para o câmpus e para a cidade. O Reitor, Silmário Santos, enfatizou a importância do IFSP para a formação profissional de qualidade, apontando que a estrutura da instituição e as ações desenvolvidas junto à comunidade, tem como objetivo o avanço econômico e social local e regional.

O Prefeito Municipal, Edinho Araújo, relembrou o empenho para que houvesse a implantação do IFSP na cidade, destacando que a abertura de uma instituição federal é um ganho para toda a população.

Já no dia 30 de agosto os estudantes da turma inicial do Curso Técnico em Informática puderam acompanhar a Palestra “Tecnologia da Informação: como entrar neste mercado?”, ministrada por Yonei Scotelari, da Apeti, que discorreu sobre as possibilidades de trabalho e as diferentes linhas de atuação do profissional de informática e como esses profissionais poderiam ser inseridos no mercado de trabalho, com enfoque na inteligência artificial e a importância do conhecimento técnico em conjunto com as habilidades interpessoais. Os estudantes apreciaram a abordagem realizada pela palestrante, por apresentar perspectivas diversificadas para o profissional da área.

Nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, os novos alunos puderam compreender um pouco sobre a estrutura do IFSP, os setores, sistemas acadêmicos e auxílios estudantis.

Na sexta-feira, 2 de setembro, a Palestra: “Inteligência Emocional e Habilidades Interpessoais”, ministrada por Erika Angeli, do SEBRAE, com uma abordagem motivacional, abordou a questão comportamental da pessoa, ou seja, como se portar diante das dificuldades que surgem, considerando o ambiente profissional, da família e o pessoal, bem como para que possam desenvolver suas habilidades mesmo no mundo multifacetado e em crise. Houve uma bastante receptividade dos estudantes e professores que prestigiaram a palestra.

Fotos de 29 de agosto

Fotos de 2 de setembro - Palestra "Inteligência Emocional e Habilidades Interpessoais"