Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Edital nº 247/2021 - Câmpus São José do Rio Preto lança Edital com 745 vagas em Cursos de Extensão

Publicado: Sábado, 17 de Julho de 2021, 11h30 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 14h24 | Acessos: 47638

2ª chamada - Manifestação de interesse - vagas remanescentes cursos de extensão Edital 247/2021

O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São José do Rio Preto, torna público o quadro de vagas remanescentes disponíveis e os procedimentos a serem adotados para a sua ocupação

A ocupação das vagas remanescentes na 2ª chamada ocorrerá por meio da manifestação de interesse. Assim, TODOS os candidatos da Lista de Espera estão convocados para preencherem o formulário de Manifestação de Interesse, entre os dias 23 e 26 de julho

- Formulário para manifestação de interesse: https://enquetes.ifsp.edu.br/index.php/396775/lang-pt-BR  

Serão matriculados, dentre todos os candidatos que manifestaram interesse e enviaram corretamente toda a documentação, os melhores classificados, de acordo com o sorteio e o limite de vagas disponíveis para cada curso (quadro de vagas).

 Os documentos exigidos são:

  1. Carteira de identidade (RG);
  2. CPF;
  3. Declaração de escolaridade (histórico, boletim, certificado ou diploma);
  4. *Para os cursos destinados aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto: um comprovante de vínculo com a instituição;
  5. **Para as vagas destinadas aos candidatos: Pessoa com Deficiência(PCD): declaração ou laudo médico.

 Para saber mais sobre as vagas disponíveis e os procedimentos para manifestação de interesse, confira a lista de Convocação para Manifestação de Interesse – 2ª Chamada.

Em caso de dúvida, consulte o Câmpus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


O IFSP Câmpus São José do Rio Preto prorroga o prazo para realização das matrículas em 1ª chamada até amanhã, dia 21 de julho de 2021.

Não perca essa chance!

Para se matricular, veja as instruções no documento Convocação para matrícula.

Clique aqui para realizar a sua matrícula.


Cursos de Extensão – Convocação para Matrícula 

O IFSP, Câmpus São José do Rio Preto, torna pública a Convocação para Matrícula dos Cursos de Extensão do Edital n°247, de 21 de junho de 2021.

Todos os candidatos listados estão convocados para efetuar a matrícula.

Entre os dias 17 e 20/07/2021, os candidatos selecionados deverão preencher o formulário de matrícula eletrônico, disponível neste link: https://enquetes.ifsp.edu.br/index.php/869926/lang-pt-BR e anexar a documentação necessária.

Para efetivação da matrícula, os candidatos deverão anexar os seguintes documentos:

  1. Carteira de identidade (RG);
  2. CPF;
  3. Declaração de escolaridade (histórico, boletim, certificado ou diploma);
  4. *Para os cursos destinados aos profissionais da Rede Municipal de Ensino: um comprovante de vínculo com a instituição;
  5. **Para as vagas destinadas aos candidatos: Pessoa com Deficiência (PCD): declaração ou laudo médico.

O não envio da documentação, no período da matrícula, implicará na perda da vaga, não cabendo recurso, reclassificação ou remanejamento, independentemente da classificação obtida.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 1ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas no endereço eletrônico do Câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

Para saber mais sobre os procedimentos para realização da matrícula, consulte o Câmpus pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse a lista dos candidatos convocados AQUI.

Realize a matrícula AQUI.


 Notícias Anteriores

Resultado do Sorteio de Vagas

O Câmpus São José do Rio Preto do IFSP, divulgou as listas do sorteio eletrônico para o preenchimento das vagas dos Cursos de Extensão do Câmpus (Edital n.º 247/2021), realizado no dia 15 de julho.

Para conferir a lista do sorteio eletrônico, o candidato precisa saber qual o seu número para o sorteio. Para tanto, abra a lista com as Inscrições Confirmadas e procure seu nome no curso para o qual se inscreveu. Nessa lista de inscrições confirmadas, além do seu nome e do número do seu CPF (mascarado), há também um número na última coluna da direita. Esse é o seu número para o sorteio. 

Resultado do Sorteio


Informações importantes para o Sorteio Eletrônico.
Será realizado hoje, a partir das 16h em nosso canal oficial do YouTube, o sorteio eletrônico para preenchimentos das vagas.
Antes da realização do sorteio, é importante que o candidato acompanhe as seguintes informações:

Lista de Inscrições

O IFSP – Câmpus São José do Rio Preto, torna público o documento com a relação das Inscrições Confirmadas do processo seletivo para os Cursos de Extensão.

Como prevê o item 4.1.1 do Edital nº 247/2021, será realizado o sorteio eletrônico para preenchimento das vagas ofertadas. A transmissão do sorteio será no dia 15/07/2021, às 16h, no canal oficial do YouTube.  

Ainda sobre as Inscrições Confirmadas, caso o candidato identifique alguma imprecisão no documento, poderá ser protocolado o pedido de recurso, conforme orientações no documento publicado.

Não perca a chance de estudar no IFSP. Acompanhe as próximas etapas do Edital.


Abertura de Inscrições

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 745 vagas em 21 turmas de 18 cursos de extensão (Formação Inicial e Continuada), no Câmpus de São José do Rio Preto.

Todos os cursos são gratuitos. Não há taxa de inscrição nem de matrícula.

Como se inscrever?

O interessado deverá ler atentamente o Edital nº. 247, de 21 de junho de 2021, e preencher o formulário eletrônico de inscrição de 22 de junho até o dia 11 de julho, pelo endereço https://enquetes.ifsp.edu.br/index.php/145431/lang-pt-BR.

A seleção dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição, e serão classificados automaticamente os primeiros que atenderem aos requisitos estabelecidos pelo edital. Importante: Caso o número de inscritos supere o número de vagas, será realizado um sorteio público eletrônico, transmitido ao vivo. 

O Edital determina que 70% das vagas são destinadas à ampla concorrência, 25% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% a pessoas com deficiência.

Dos resultados

A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 19 de julho, com período de matrículas entre os dias 21 e 23. A data de início e término das aulas varia de acordo com o curso, mas todas estão inseridas no segundo semestre de 2021.

Os interessados devem possuir seu próprio equipamento e conexão com internet para o acesso à plataforma de ensino. 

Profissionais da Rede Municipal de Ensino

Para essa oferta inicial, do total de vagas disponíveis, 70 serão destinadas aos profissionais que atuam na Educação Básica da rede municipal de ensino. Serão 30 vagas para o curso “Cultura Africana e Afrodescendente na Sala de Aula: Currículo e Prática Pedagógica” e 40 vagas divididas em duas turmas de 20 pessoas para o curso de “Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, Criatividade e Inovação em Sala de Aula”, de 60 horas. 

Mais informações

Para saber mais, entre em contato com o IFSP – São José do Rio Preto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Edital

Confira o Edital nº 247, de 21 de junho de 2021.

Faça sua inscrição AQUI.

Errata nº 01  (novo arquivo)

Quadro de vagas

Curso/ Carga-horária

Pré-requisito / Público-alvo

Descrição

Vagas

Dia e horário/ Período

Alimentação: conhecer para fazer escolhas mais conscientes (40h)

Comunidade em geral, interessados em alimentação e qualidade de vida, que gostariam de conhecer os tópicos abordados no curso.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

O  curso  introduzirá  tópicos  variados  relacionados  aos  alimentos  e  qualidade  de  vida:  Apresentação  do “guia   alimentar   da   população   brasileira”; a utilização   de   plantas   alimentícias; apresentação  de  algumas  ervas  medicinais; os  alimentos fortificados; o movimento slow  food, os  alimentos  transgênicos  ou modificados  geneticamente; restrições  alimentares  devido  à  alergias,  intolerâncias,  crenças/e  ou  valores(religiosos, consumo consciente, busca de melhoria na saúde, bem-estar animal e humano, dentre outros).

20

Aula: Segunda-feira, das 18h às 20h.

Início: 09/08

Término: 13/12

Arduino - Introdução à automação e robótica (42h)

Comunidade geral, estudantes e interessados em obter conhecimentos básicos sobre automação e robótica. O estudante deverá possuir um conhecimento básico de informática e programação de computadores.

Durante o curso o aluno irá conhecer os tipos de placa Arduino existentes no mercado, a forma de uso de uma protoboard, manipular componentes eletrônicos básicos (LEDs, botões, displays, motores, buzzers etc.), usar sensores (de luminosidade, de calor, de distância, de tato etc.) e a construir e programar um robô autônomo capaz de executar tarefas exigidas em competições de robótica

20

Aula: Terça-feira, das 19h às 21h.

Início: 27/07

Término: 17/12

 

AutoCad Básico (40h) - Turma I

O estudante deve possuir conhecimentos básicos de desenho técnico ou curso de desenho técnico em andamento.

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo ou deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

Ensinar os comandos básicos para desenho utilizando os softwares CAD. permitindo em paralelo a compreensão de projetos desenvolvidos na plataforma CAD e possíveis particularidades.

50

Aula: Terça-feira, das 19h30 às 21h30.

Início: 03/08

Término: 14/12

AutoCad Básico (40h) - Turma II

50

Aula: Quinta-feira, das 15h às 17h.

Início: 05/08

Término: 16/12

Autodesk Revit – Básico (40h)

Estudantes de cursos técnicos e graduação na área de construção civil e profissionais que atuam na área.

 

Tem por objetivo o aprimoramento / iniciação de conhecimentos voltados aos softwares com tecnologia BIM (Building Information Modeling), com foco no Autodesk Revit. Durante o curso, será desenvolvido junto com os estudantes a abordagem prática e as vantagens do uso de softwares com tecnologia BIM, visando introduzir o conceito de compatibilização de projetos na área de construção civil, assim com o levantamento de quantitativos e renderizações.

15

Aula: Sexta-feira, das 08h às 10h.

Início: 30/07

Término: 15/11

CISCO CCNA I - Introdução à Redes de Computadores (80h)

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 14 anos.

Possuam conhecimentos básicos de informática e leitura e compreensão de textos técnicos em inglês na área de informática.

Objetiva-se também oferecer a oportunidade a estudantes e profissionais em TIC, iniciantes ou não, de iniciarem estudos e práticas dirigidas para a obtenção da certificação CISCO CCNA, por meio do curso intitulado Roteamento e Switching CCNA: Introdução a Redes (CCNA 1), oferecido por unidades integrantes da CISCO Networking Academy.

100

Aula: Segunda-feira, das 19h às 22h40.

Início: 02/08

Término: 13/12

Cultura africana e afrodescendente na sala de aula: currículo e prática pedagógica (40h)

Profissionais da educação escolar básica da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto - SP.

Estudar sobre a temática das diretrizes curriculares para a educação étnico-raciais e atividades pedagógicas que insiram efetivamente a cultura africana e afrodescendente a partir da literatura afro-brasileira e jogos de raciocínio africanos.

30

Aula: Quinta-feira, das 19h às 21h.

Início: 29/07

Término: 18/11

Eletricidade Residencial Básica (40h) - Turma I

Comunidade geral, interessados em se capacitar na área de instalações elétricas residenciais.

Escolaridade mínima: Ensino fundamental completo.

Idade mínima: 18 anos.

O curso visa capacitar os alunos em tópicos referentes à área de eletricidade básica, medidas elétricas e instalações elétricas residenciais, de forma que os participantes do curso sejam capazes de utilizar o conhecimento adquirido como uma possível fonte de renda, oferecendo para a comunidade a possibilidade de prestação de serviços nesta área.

40

Aula: Quinta-feira, das 08h30 às 10h30.

Início: 29/07

Término: 09/12

Eletricidade Residencial Básica (40h) - Turma II

40

Aula: Quinta-feira, das 19h às 21h.

Início: 29/07

Término: 09/12

Espanhol Básico I (40h)

Comunidade em geral.

Idade mínima: 12 anos.

Domínio de recursos tecnológicos para acompanhamento das aulas na modalidade a distância.

A proposta deste curso é promover o estudo da língua e cultura espanhola, nível básico a jovens e adultos. O curso de Espanhol Básico I tem o propósito de disponibilizar a aprendizagem de um outro idioma e sua respectiva cultura, com foco no desenvolvimento de habilidades de produção e compreensão oral e escrita.

30

Aula: Quinta-feira, das 14h às 16h.

Início: 29/07

Término: 09/12

Fotografia e Processo Criativo (24h)

Comunidade em geral.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 14 anos. 

 

O curso pretende trazer, por meio de exercícios lúdicos, pesquisa e análise de conteúdo, a importância das referências na construção do processo criativo e a utilização da fotografia como forma de expressão artística

20

Aula: Sexta-feira, das 14h às 15h30.

Início: 30/07

Término: 26/11

Fundamentos de Nuvem da Academia AWS (ACF) (40h)

O curso é destinado a profissionais, estudantes e entusiastas da área de Tecnologia da Informação com interesse no paradigma de computação em nuvem. Trata-se de um curso oficial, preparatório para o exame de certificação AWS Certified Cloud Practitione.

O objetivo do curso é fornecer ao estudante uma visão geral sobre o paradigma de computação em nuvem com ênfase nas soluções oferecidas pela AWS.  Para tanto, serão utilizados como referência, os tópicos exigidos pelo exame AWS Cloud Practitioner, certificação reconhecida internacionalmente.

100

Aula: Sábado, das 13h30 às 17h

Início: 07/08

Término: 09/11

Gestão de Projetos e Inovação (48h)

Comunidade geral.

O curso capacitará o aluno a gerenciar projetos, cumprindo com as metas de custo, qualidade e tempo dentro das seguintes etapas: identificar os aspectos do projeto que são fundamentais para o seu sucesso, além  daqueles  que  representam  requisitos;  realizar  benchmark  com  outros  projetos;  realizar  planos alternativos  e  gerenciar  situações  de  resistência  à  mudança;  compreender  as  etapas  do  projeto  e desenvolvimento,   bem   como   utilizar   técnicas   de   agendamento   e   gerenciamento   de   atividades.

40

Aula: Segunda-feira, das 20h às 21h.

Início: 26/07

Término: 20/12

Inglês Básico I (40h)

Pessoas da comunidade em geral;

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo e sem conhecimentos em língua inglesa.

Idade mínima: 14 anos

O objetivo do curso que aqui se propõe é o desenvolvimento de um curso de língua inglesa que permitirá o desenvolvimento de conversação básica em inglês e, também, habilidades para leitura e escrita de pequenos textos.

40

Aula: Sexta-feira, das 16h às 18h.

Início: 06/08

Término: 17/12

Inglês – Módulo III – e-TEC Idiomas sem Fronteiras (200h)

Estudantes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação das redes municipais, estaduais e federal de ensino. 2. Servidores do IFSP, profissionais da educação e demais interessados. Pré-requisito: os candidatos deverão apresentar conhecimentos em informática básica e ter acesso a computador com internet.

Este curso à distância do programa e-Tec idiomas tem como objetivo oferecer um espaço de aprimoramento na língua inglesa para alunos que já apresentam proficiência pelo menos em nível A2 (equivalente ao nível elementar) e estejam interessados em desenvolver um nível de proficiência até B1 (intermediário baixo), por meio de atividades voltadas a ampliar seus conhecimentos e habilidades de produção e compreensão, em inglês falado e escrito.

20

Aula: Quarta-feira, das 19h às 21h.

Início: 04/08

Término: 15/12

Internet banking, comércio eletrônico, dispositivos móveis e senhas (24h)

Comunidade geral.

Idade mínima: 14 anos.

 

O curso destina-se a abordar tópicos relacionados à segurança de dados e informações relacionadas ao acesso aos sites de comércio eletrônico (e-commerce), de bancos (internet banking) por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), atendendo às melhores práticas de criação, uso e armazenamento de senhas.

40

Aula: Terça-feira, das 20h às 21h.

Início: 03/08

Término: 30/11

Introdução à Energia Solar Fotovoltaica (40h)

Curso direcionado a profissionais da área de eletricidade que pretendem ter uma atualização ou pessoas com conhecimentos de eletricidade que pretendem ter conhecimentos para iniciar nova ocupação profissional.

O curso visa abranger desde conhecimentos referentes ao recurso solar, as tecnologias atuais para a conversão da energia solar em fotovoltaica e as formas atuais de utilização (off-grid e on-grid).

20

Aula: Quarta-feira, das 10h às 12h.

Início: 04/08

Término: 15/12

Matemática para Provas e Concursos (80h)

Comunidade em geral.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental.

Idade mínima: 15 anos.

Trata-se de um curso de Matemática Básica em que serão discutidos alguns assuntos de Aritmética, Álgebra e Geometria, a fim de reforçar os conhecimentos dos participantes para que os utilizem nas aplicações escolares/acadêmicas e em provas de concursos públicos.

30

Aula: Quarta-feira, das 19h30 às 21h30.

Início: 28/07

Término: 15/12

Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, criatividade e inovação em sala de aula (60h) - Turma I

Profissionais da educação escolar básica da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto - SP.

O curso visa demostrar como utilizar a tecnologia em sala de aula de modo a propiciar aos seus alunos o desenvolvimento de novas habilidades, a possibilidade de trabalho em equipe e visão interdisciplinar.

 

20

Aula: Quinta-feira, das 09h às 11h.

Início: 29/07

Término: 02/12

Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, criatividade e inovação em sala de aula (60h) - Turma II

20

Aula: Sexta-feira, das 14h às 16h.

Início: 30/07

Término: 03/12

Curso destinado aos estudantes matriculados

Ambientação em Educação a Distância (24h)

Estar matriculado em um dos cursos ofertados pelo IFSP – São José do Rio Preto.

O curso tem por objetivo: ambientar o cursista no processo de aprendizagem mediado pelas tecnologias, desenvolver as principais habilidades necessárias para estudar a distância, bem como apresentar as características gerais da EAD. O modelo de design educacional do curso se baseia na concepção de aprendizagem autogerida em que o estudante tem papel ativo e autônomo em seu processo de estudo. As aulas são organizadas em unidades temáticas com materiais multimídia, vídeos e apostilas, além de atividades de avaliação e autoavaliação.

Adesão opcional

 

 

 


Siga o Campus São José do Rio Preto nas redes sociais

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos

/ifspriopreto

@ifsp_riopreto

/ifspriopreto

 

Fique por dentro dos nossos processos seletivos regulares:

Inscreva-se inserindo seu email abaixo.
Fim do conteúdo da página