Prefeitura e IFSP firmam acordo para ampliar oferta de cursos

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 22h15 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 16h24 | Acessos: 520

Novo Acordo de Cooperação

O Prefeito Edinho Araújo e o Reitor do Instituto Federal de São Paulo, Silmário dos Santos, assinaram na tarde desta segunda-feira, 4 de março, um acordo de cooperação técnico educativo entre a instituição de ensino e administração municipal.  O objetivo é facilitar e agilizar a oferta de cursos de formação inicial e continuada aos munícipes atendidos em quaisquer secretarias municipais e similares.

“Vivemos tempos de mudanças intensas, com muita modernização e inovação. Por isso é fundamental o fortalecimento do IFSP, instrumento estratégico para futuro da nossa cidade, especialmente para os jovens que estão se preparando o mundo do trabalho”, disse o Prefeito.

Já o Reitor lembrou do apoio incontestável ao IFSP, ainda durante a atuação de Edinho como deputado federal. “Rio Preto é única cidade que dos nossos 42 campi pelo estado que nos garante infraestrutura completa. É nosso dever legal participar de forma integral com o arranjo produtivo, social e cultural da cidade”, destacou professor Silmário.

A formalização do acordo oficializa uma sinergia de trabalho que, na prática, já ocorre, desburocratizando processos administrativos para que todas as secretarias sejam atendidas com agilidade.

“Antes, a cada parceria, cada secretaria precisava tramitar com uma documentação, o que costumava implicar em prazos tanto das pastas como do Instituto. Agora, com esse acordo geral, o trânsito do processo fica mais rápido e simples”, explica o secretário do Trabalho e Emprego, Rodrigo Demécio, responsável pelo acordo.

“Uma outra conquista é que temos mais possibilidades de oferecer os cursos sob demanda. Além dos que já existem na grade do IFSP São José do Rio Preto, podemos apresentar uma demanda identificada na comunidade para que uma formação seja montada, a fim de atender à necessidade do mercado local”, completa Demécio.

Ainda durante a reunião, o reitor do IFSP aventou a possibilidade de o campus de Rio Preto ser contemplado com futura contratações de técnicos e docentes, uma vez que a administração federal tem sinalizado nesse sentido. Além disso, professor Silmário manifestou seu desejo de que o município sedie um congresso nacional de estudantes, o que seria importante no intercâmbio socioeducacional.

A reunião foi realizada no Paço Municipal, na presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, dos secretários Fabiana Zanchetta (Educação), Mário Soler (Comunicação), Jair Moretti (Governo), Fábio Marcondes (Espertes) e do chefe de gabinete Zeca Moreira, além do diretor-geral do IFSP de S. J. do Rio Preto, Marcos Amorielle Furini, e do coordenador de extensão Antônio Felício Filho e representante e estudantes da Fulbeas.

Por DHoje Digital
Prefeitura Municipal de Rio Preto

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos

registrado em: