IFSP São José do Rio Preto celebra o Dia Internacional da Mulher 2024

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 10h33 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 16h23 | Acessos: 742

IFSP São José do Rio Preto celebra o dia Internacional da Mulher 2024 com a campanha  "Ser Mulher é ser o que você quiser" .

O IFSP Rio Preto celebra o Dia Internacional da Mulher com a Campanha "Ser Mulher é ser o que você quiser", que aborda o empoderamento feminino e conquista de direitos das mulheres ao longo dos anos.  Entenda a importância dessa data e o motivo da celebração.

A Importância da Luta pelos Direitos das Mulheres

As mulheres ao longo das décadas têm enfrentado inúmeras batalhas pela conquista de direitos fundamentais. A luta histórica das mulheres é marcada por um constante movimento em direção à equidade de gênero, igualdade salarial, acesso à saúde e direitos reprodutivos. A conquista e manutenção desses direitos não apenas garantem a proteção das mulheres, mas também contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

A História do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março e tem origens na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos políticos. A data é um lembrete do longo caminho percorrido na busca por igualdade de gênero e também uma oportunidade de reconhecer as conquistas das mulheres ao redor do mundo. É um momento de celebração, conscientização e solidariedade, honrando a força e a resiliência das mulheres em todas as esferas da vida.

Conquistas e Desafios Contemporâneos

Embora tenham sido alcançadas muitas vitórias pelas mulheres, ainda existem desafios significativos a serem superados. A violência de gênero, o acesso desigual à educação, a jornada dupla e o preconceito no mercado de trabalho resultando na ausência feminina em cargos representativos da sociedade são  alguns dos desafios enfrentados pelas mulheres nos dias atuais. Reconhecer essas questões é fundamental para promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres, independentemente de sua origem, idade ou identidade de gênero.

O Papel da Mulher na Sociedade Moderna

"A mulher moderna desafia estereótipos, rompe barreiras e inspira mudanças. Ela é multifacetada, resiliente e protagonista de sua própria história. Sua presença e contribuições são essenciais para o progresso e a evolução da sociedade."

Celebrando a Diversidade Feminina

• Reconhecimento das diferentes trajetórias e identidades das mulheres, valorizando a diversidade étnica, cultural, social e de orientação sexual.
  • Empoderamento das mulheres, encorajando a autoexpressão e a liberdade de escolha em todas as esferas da vida.
  • Respeito e apoio mútuo entre as mulheres, promovendo a irmandade e a solidariedade em busca de um mundo mais equitativo.

Empoderamento e Educação Contínua

O empoderamento das mulheres é um processo contínuo, fortalecido pela educação, pelo acesso a oportunidades e pelo apoio mútuo. É fundamental investir na capacitação e no desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, garantindo que elas atinjam todo o seu potencial e sejam agentes de mudança em suas comunidades.

Convidamos a toda comunidade escolar a celebrar esta data e se juntar as mulheres nesta luta de conquista de direitos e ocupação de mais espaços de destaque.  A campanha  contou com alunas e duas representantes do grupo de servidoras da instituição,  realizada pelo campus em parceria com a comissão de comunicação, elaborada e executada pelo núcleo de Audiovisual, a peça contou com a  participação da atriz Adria Sandrade que realizou a locução. Confira  abaixo o vídeo da campanha.

Acesse o vídeo da campanha na IFSP Rio Preto TV  e veja mais sobre essa ação:

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos

registrado em: