Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP institui Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência

Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 15h03 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 15h04 | Acessos: 375

Próximo passo é a criação de um comitê para coordenar e acompanhar a execução da política


Foi publicada, em 9 de maio, a Resolução Normativa nº 26/2024, que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência envolvendo estudantes do IFSP.

Construída a partir de discussões e encontros realizados por um grupo de trabalho criado em 2021, formado por servidores de áreas e campi diversos, a política teve como referência a literatura disponível sobre a temática. De acordo com Reginaldo Vitor Marçulli Pereira, um dos coordenadores que esteve à frente do grupo, a política foi pensada com o intuito de criar um ambiente seguro aos estudantes e ajudar na construção de uma cultura de paz, sem discriminação e violência. Vale lembrar que a minuta do documento foi submetida à consulta pública no ano passado.

No documento, estão previstas ações institucionais preventivas e de enfrentamento da violência que passam pela formação de estudantes e servidores, pela comunicação e pelo acolhimento. Segundo Vitor, o próximo passo será constituir um Comitê Permanente de Prevenção e Enfrentamento da Violência Envolvendo Estudantes (Copeve), que será responsável por coordenar e acompanhar a política estabelecida.

Vitor explica que, depois de formado, o Comitê terá 180 dias para apresentar os seguintes documentos e ações: mapeamento dos tipos de violências que envolvem os estudantes do IFSP; plano de ação, com ênfase na formação de servidores e estudantes; documentos norteadores; orientações para os comitês locais; definição dos parâmetros da avaliação e efetividade da Política.

Antes da aprovação da política, o IFSP se apoiava no Regimento Disciplinar Discente para tratar dos casos de violência envolvendo estudantes. Agora, com a política aprovada, Vitor enfatiza que o Instituto passa a ter em mãos um documento mais amplo e detalhado, com a conceituação dos tipos de violência, intencionando ações formativas para realizar um trabalho preventivo e não apenas de enfrentamento.


Siga o Campus São José do Rio Preto nas redes sociais

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos    /ifspriopreto   @ifsp_riopreto    /ifspriopreto

registrado em:

Fique por dentro dos nossos processos seletivos regulares:

Inscreva-se inserindo seu email abaixo.
Fim do conteúdo da página