Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Início do conteúdo da página

Ação de Acolhimento aos Estudantes pelo NEABI do IFSP

Publicado: Terça, 01 de Abril de 2025, 16h10 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 16h10 | Acessos: 134

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP promoveu uma ação de acolhimento aos estudantes do campus de São José do Rio Preto no dia 20 de março.

O evento contou com uma palestra ministrada pela Ms. Tatiane Salles (Campus Campinas) e pelo Prof. Doutorando Marival de Santana (Campus Hortolândia), e teve como objetivo promover uma reflexão sobre a educação para as relações étnico-raciais.

Durante a atividade, os palestrantes convidaram os alunos a participarem do "Jogo dos Privilégios", uma dinâmica que simula diferentes realidades sociais. Iniciando de um ponto de partida comum, os participantes avançavam ou retrocediam no jogo conforme respondiam a perguntas sobre questões sociais. As decisões dos alunos eram baseadas em situações vivenciadas, proporcionando uma reflexão sobre como as desigualdades sociais e raciais funcionam como barreiras no acesso a oportunidades.

Além de apresentarem as principais leis de ações afirmativas, os palestrantes enriqueceram a discussão com o uso da música Hat-trick do rapper Djonga e do vídeo "Racismo Estrutural" produzido pelo Governo do Estado do Paraná, que aprofundaram o entendimento dos participantes sobre os desafios enfrentados pela população negra no Brasil.


Siga o Campus São José do Rio Preto nas redes sociais

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos    /ifspriopreto     @ifsp_riopreto    /ifspriopreto  

Fique por dentro dos nossos processos seletivos regulares:

Inscreva-se inserindo seu email abaixo.
Fim do conteúdo da página