Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Da homenagem à resistência: 28 de outubro, dia do Servidor Público no Brasil

Publicado: Terça, 28 de Outubro de 2025, 08h00 | Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 19h08 | Acessos: 459

Parabéns a todas as pessoas que assumem a identidade de servidor(a) público(a) no Brasil e que se dedicam diariamente para servir, com qualidade, à população.

“O dia 28 de outubro será consagrado, em todo o País, no ‘Servidor Público’”.

 

É com este artigo único que o então presidente da República do Brasil, Getúlio Vargas, assina o decreto-Lei 5.936, de 28 de outubro de 1943, instituindo o Dia do Servidor Público no País – 4 anos após o decreto-lei que regulamenta os direitos e deveres dos servidores civis da União.
A data comemorativa representa um reconhecimento da importância do serviço público no País para o bem-estar da população e (por que não?) um ato de resistência frente à parcela da sociedade que ataca os servidores públicos por uma generalização indevida desses profissionais civis.
Para legitimar o compromisso de servidores com sua função na esfera pública e homenagear esses profissionais, trazemos o potente depoimento da 1ª servidora lotada no campus São José do Rio Preto do IFSP, a professora Andréia Cristina Fidélis de Souza, de 43 anos.

 

“Neste ano completo 11 anos como servidora, e todos eles foram dedicados à educação, como professora de pessoas de todas as idades, desde bebês até adultos mais velhos do que eu.
Às vezes penso em quantas vidas já foram, de alguma forma, tocadas pelo meu trabalho, e em quantas ainda serão. Tenho a consciência de que entrego um serviço de qualidade à população e sei que a maioria dos servidores também o faz. Se fosse o contrário, nossas estruturas públicas já teriam entrado em colapso há muito tempo.
É claro que existem falhas. Há também servidores que não se dedicam como deveriam. Felizmente, eles são poucos... muito poucos, e isso não apaga o valor nem a excelência do trabalho da grande maioria, que diariamente sustenta o funcionamento do serviço público com dedicação e responsabilidade. São esses que deveriam sempre ser lembrados.
Sinceramente, é uma alegria ser servidora! Para mim, é uma satisfação sair de casa para atender meus alunos. É com esse trabalho que garanto meu sustento e me realizo profissionalmente. O processo de ingresso é justo, baseado no conhecimento e na competência técnica para o exercício do cargo.
Trabalhamos para a sociedade, colocando nossa formação, dedicação e compromisso a serviço do povo brasileiro”.

 

 

Andreia Fidelis com os livros utilizados para o concurso do IFSP.

 


Siga também o nosso campus nas redes sociais: 

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos    /ifspriopreto   @ifsp_riopreto    /ifspriopreto

Fique por dentro dos nossos processos seletivos regulares:

Inscreva-se inserindo seu email abaixo.
Fim do conteúdo da página