Página inicial > Conselho de Campus > Notícias > A história por trás do dia do Professor

A história por trás do dia do Professor

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2024, 08h00 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 21h06 | Acessos: 114

O Campus São José do Rio Preto presta homenagem a todos aqueles que escolheram a docência como profissão e que compartilham seus conhecimentos, suas vivências e experiências para formar e capacitar novas gerações.

O objetivo da data é destacar a importância do professor e de sua contribuição para a formação dos estudantes e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

A formação contínua e o aperfeiçoamento de suas habilidades são elementos essenciais na prática dessa profissão que é a responsável pela formação de todas as demais profissões, sendo eles, os protagonistas em transmitir o conhecimento de uma geração a outra.

Curiosidade

Em filmes e seriados, é comum ver professores recebendo maçãs de seus pupilos em sinal de agradecimento, mas por que essa fruta está relacionada ao professor?

Entre as simbologias associadas à ela, três se destacam: uma afirma que a maçã simboliza o conhecimento pois, quando cortada em duas partes, se transforma em um pentagrama, o símbolo do saber.

A outra está relacionada à  lei da gravidade e à sabedoria, referindo-se a célebre história da maçã que caiu sobre a cabeça de Newton.

A terceira faz referência à clássica representação de Adão e Eva e a conotação da vontade do ser humano em ter acesso ao conhecimento.

Entretanto, a resposta pode estar nos séculos XVI ao XVIII, época em que os mestres eram muito mal remunerados. Como a maçã era um dos alimentos mais comuns na Europa, oferecer a fruta foi a maneira que as famílias encontraram para compensar o trabalho dos professores.

Origem da data

No Brasil, o Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro e a data está relacionada à simbologia do primeiro decreto educacional de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, que criou o Ensino Elementar no Brasil, em que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras (BRASIL, 1827) e até estipulou o salário dos professores.

Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira homenagem e comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor em uma pequena escola de São Paulo, quando quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para troca de ideias com os pais e, ao mesmo tempo, evitar a estafa. O principal objetivo era analisar conjuntamente o conteúdo do aprendizado para o restante do ano.

Assim, o professor Salomão Becker, sugeriu no primeiro semestre deste ano de 1947, que o encontro se chamasse "Dia do Professor" e se desse no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais, sendo um sucesso na cidade e a ideia se espalhou pelo país, com várias escolas comemorando a data já em 1948.

A primeira lei relacionada à data é de âmbito estadual, Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948 (SANTA CATARINA, 1948), que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro, de autoria da jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular como deputada estadual em duas legislaturas no estado de Santa Catarina (MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2020).

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promulgou a segunda lei de âmbito estadual, Lei nº 148, de 13 de outubro de 1948.

A data foi oficializada em âmbito nacional pelo então presidente João Goulart, por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define sua essência e motivação no Art. 3º "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias" (BRASIL, 1963).

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos    /ifspriopreto   @ifsp_riopreto    /ifspriopreto