NAPNE
- Apresentação
- Calendário de reuniões
- Dúvidas Frequentes
- Documentos Institucionais
- Histórico
- Equipe
- Portarias
Apresentação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3203-4560
Apresentação
A Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, prepara a instituição para receber as Pessoas com Necessidades Específicas, providenciando adaptações institucionais conforme a necessidade de cada aluno.
Calendário de reuniões
Reuniões Ordinárias 2024
3 de Abril
8 de Maio
5 de Junho
7 de Agosto
4 de Setembro
2 de Outubro
6 de Novembro
Dúvidas Frequentes
Dúvidas Frequentes
Confira as perguntas mais frequentes sobre o NAPNE.
1. O que é NAPNE?
NAPNE é a sigla para Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e consiste em uma equipe que media e prepara as ações inclusivas nos câmpus do IFSP.
2. O que o NAPNE faz no câmpus?
Desenvolve a prática democrática e ações inclusivas diversificadas para os estudantes, integrando a comunidade interna e a família nas atividades que promovem o acesso, a participação, a permanência e o êxito do estudante na instituição de ensino.
3. Quais são os objetivos do NAPNE?
I. Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II. Prestar apoio educacional aos estudantes;
III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
IV. Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
V. Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes
4. Quem compõe o NAPNE?
A equipe básica do NAPNE é composta por pelo menos um integrante dos seguimentos:
I. Diretor Adjunto Educacional ou equivalente;
II. Um pedagogo;
Ill. Um assistente social;
IV. Um psicólogo;
V. Um técnico em assuntos educacionais;
VI. Um tradutor-intérprete de Libras-português;
VII. Um docente de Libras;
VIII. Um professor de Educação Especial;
IX. Um estudante PAEE;
X. Um representante da família, preferencialmente familiar de PAEE;
Xl. Coordenador de curso ou um representante docente de cada curso que tiver estudantes acompanhados pelo Napne;
XII. Um representante de cada coordenadoria: CSP, CRA, CEX, CTI, CAE, CBI, DAA;
XIII. Um representante estudantil;
XIV. Um representante da comunidade externa, com aprovação dos membros natos do Napne.
Na ausência de profissionais da equipe básica poderá compor outros profissionais especificado em portaria.
5. Qual é o público-alvo do NAPNE?
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do NAPNE os estudantes com necessidades educacionais específicas que se originam em função de deficiência, transtorno do espectro autista e de altas habilidades/superdotação.
6. Quais são os tipos de deficiência que o NAPNE atende?
O NAPNE atende estudantes com qualquer tipo de deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e de altas habilidades/superdotação.
7.O que é transtorno do espectro autista?
Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico identificado pela presença de déficits persistentes na interação social, dificuldade na comunicação, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial, comportamentos metódicos ou repetitivos e dificuldades em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.
8. O que é altas habilidades e superdotação?
São aqueles indivíduos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, de maneira isolada ou combinada: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
9. Qual a diferença entre deficiência permanente, temporária e intermitente?
Considera-se pessoa com deficiência permanente aquela que tem impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A deficiência temporária é aquela que, quando tratada, permite que a pessoa retorne às condições anteriores. Entende-se como deficiência intermitente aquela que aparece e desaparece de tempos em tempos, sendo comum em alguns casos de epilepsia, quando pode ocorrer períodos recorrentes de total ausência de consciência e períodos de vida plenamente normal.
10. Qual a frequência das reuniões do NAPNE?
As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente, contando com a presença dos componentes do NAPNE, conforme consta no calendário anual. Quando necessário, o NAPNE se reúne extraordinariamente por iniciativa e convite do representante e, em sua ausência, por iniciativa e convite do secretário, ou ainda, por solicitação da maioria simples dos seus componentes.
11. O que são reuniões ampliadas do NAPNE?
As reuniões ampliadas do NAPNE ocorrem por iniciativa e convite do representante e, em sua ausência, por iniciativa e convite do secretário, ou ainda, de seus componentes em face de algum tema de urgência que necessite de discussão com a comunidade interna e, eventualmente, com a comunidade externa ao câmpus.
Documentos Institucionais
Documentos Institucionais
Guia Orientativo | Guia Orientativo para elaboração de materiais educativos acessíveis para reorganização das atividades acadêmicas do IFSP durante o período de enfrentamento da pandemia (Covid-19). |
Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo NAPNE, do estudante com necessidades específicas. | |
Instrução Normativa PRE n.º 13, de 17 de fevereiro de 2022 | Estabelece orientações para a estruturação da Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne. |
Regulamento 2014 (REVOGADO) | Aprovado pela Resolução n.º 137, de 4 de novembro de 2014. |
Regulamento 2021 (REVOGADO) | Portaria Normativa RET IFSP n.º 8, de 28 de junho de 2021. Dispõe sobre o Regulamento do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE) e Revoga a Resolução n.° 137 de 04 de novembro de 2014. |
Regulamento 2022 (EM VIGOR) | Portaria Normativa RET IFSP n.º 38, de 16 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Revoga a Portaria Normativa RET/IFSP n.º 8, de 28 de junho de 2021. |
Relatório de Atividades | NAPNE em Ação: relatório de atividades 2016 |
Histórico
A Coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE é um órgão que foi institucionalizado por intermédio do programa TEC NEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - PNE (engloba pessoas deficientes, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento), em dezembro de 2004, e visa a inserção nos cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.
O Programa TEC NEP promove a inserção das Instituições Federais de Educação Tecnológica para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, sendo coordenado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Técnica e Profissionalizante (MEC/SETEC).
O Programa TEC NEP é parte da política pública inclusiva no âmbito da educação, e tem como objetivo principal a consolidação dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, como proclamados internacionalmente pela Declaração de Salamanca (Espanha, entre 07 e 10 de junho de 1994), e fixado no Brasil pela Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do artigo 58 ao 60).
Equipe
Membros do núcleo
Equipe constituída por meio da Portaria n.º 9, de 15 de março de 2024
Servidor | Cargo/Setor | Função no NAPNE |
Andréia Cristina Fidelis de Souza | Professora EBTT | Coordenação |
Ana Paula Fernandes de Araújo Rodrigues | Auxiliar de Biblioteca - CBI | |
Arlindo Alves da Costa | Técnico em Assuntos Educacionais - CSP | |
Caio Cesar Pinto Santanna | Professor EBTT | |
Everthon Silva Fonseca | Professor EBTT - Coordenador de Curso | |
Juliana Eloi Pires | Professora EBTT/CSP | |
Luana Cunha Palma | Professora EBTT | |
Marilda Beijo Froes | Professora EBTT | |
Priscila Fracasso Caetano | Tradutora Intérprete de LIBRAS | Secretária |
Portarias
Portarias
Portarias de constituição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNE do Câmpus São José do Rio Preto.
Portaria n.º 9, de 15 de março de 2024
Portaria n.º 15, de 05 de abril de 2023
Indicações
Consulte as indicações de livros, filmes e outros documentos que abordam a temática do NAPNE.
Datas Inclusivas
Datas inclusivas
Confira as datas inclusivas e relacionadas ao NAPNE.
Janeiro
- 4 – Dia Mundial do Braile
Fevereiro
- 29 – Dia Mundial das Doenças Raras
Março
- 21 – Dia Internacional da Síndrome de Down
Abril
- 2 – Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
- 8 – Dia Nacional do Sistema Braile
- 23 – Dia Nacional da Educação de Surdos
- 24 - Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Maio
- 18 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
- 26 – Dia Nacional do combate à cegueira pelo Glaucoma
Junho
- 6 - Dia Nacional do teste do pezinho
- 18 - Dia do Orgulho Autista
- 21 - Dia Nacional de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
- 27 – Dia Internacional do surdocego
Julho
- 10 - Dia da Saúde Ocular
Agosto
- 22 - Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual
- 21 a 28 – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- 30 - Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Múltipla
Setembro
- 21 - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
- 23 - Dia Internacional das Línguas de Sinais
- 26 - Dia Nacional do Surdo/Dia da Consciência Surda
Outubro
- 1 - Dia Internacional das Pessoas Idosas
- 10 - Dia Nacional e Mundial da Saúde Mental;
- 11 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física
Novembro
- 10 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
Dezembro
- 3 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PcD e PcDF)
- 5 - Dia Nacional da Acessibilidade
- 9 - Dia da Criança Especial
- 10 - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- 13 - Dia Nacional do Cego
Filmes
Indicações de Filmes
Confira as indicações de filmes selecionados pela equipe do NAPNE e que estão relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo.
- As Sessões
- Amargo Regresso
- Carne Trêmula
- Como estrelas no tempo
- Dr. Fantástico
- Espíritos Indômitos
- Feliz Ano Velho
- Ferrugem e Osso
- Gabi, uma História Verdadeira
- Inside I’m Dancing
- Intocáveis
- Johnny Vai à Guerra
- Mar Adentro
- Meu Pé Esquerdo
- Murderball
- Nascido em 4 de Julho
- O Óleo de Lorenzo
- O Homem Elefante
- The Best Years of Our Lives
- The Other Side of the Mountain – Uma Janela para o Céu (Parte 1 e 2)
Autismo
- A lenda do pianista do mar
- A menina e o cavalo
- A mother’s courage: talking back to autism
- A sombra do piano
- Adam
- Arthur e o infinito: um olhar sobre o autismo
- Autismo: o musical
- Ben X: a fase final
- Código para o inferno
- Experimentando a vida
- Gilbert Grape: aprendiz de sonhador
- Loucos de amor
- Mary e Max: uma amizade diferente
- Meu amargo pesadelo
- Meu filho, meu mundo
- Meu nome é Khan
- O garoto que podia voar
- O nome dela é Sabine
- Ocean Heaven
- Prisioneiro do silêncio
- Rain man
- Ressurreição
- Retratos de família
- Sei que vou te amar
- Testemunha do silêncio
- Um amigo inesperado
- Um certo olhar
- Um time especial
- Uma viagem inesperada
- Tão forte, tão perto
- Temple Grandin
- White frog
Deficiência Auditiva
- A música e o silêncio
- Adorável professor (Mr.Holland’s opus)
- And Now Tomorrow
- And Your Name Is Jonah
- Black
- Cop Land
- Filhos do silêncio (Children of a lesser God, 1986)
- Los amigos
- O filme surdo de Beethoven
- O país dos surdos
- O piano
- O segredo de Beethoven
- Personal Effects
- Querido Frankie
- Sweet nothing in my ear
- The dancer
- Tortura silenciosa
- Um lugar silencioso (1 e 2)
Deficiência Intelectual / Cognitiva
- Benny & Joon: Corações em conflito
- City Down
- Dominick and Eugene (Nicky and Gino)
- Eu me chamo Elisabeth
- Forrest Gump, o contador de histórias
- Gaby, uma história verdadeira
- Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador
- Inside I’m Dancing
- Meu filho, meu mundo
- Meu nome é Radio
- Mozart and the Whale (Loucos de amor)
- O Enigma de Kaspar Hauser
- O guardião de memórias
- O Primeiro da Classe (Front of the class / Síndrome de Tourette)
- O oitavo dia
- O óleo de Lorenzo
- Shine – Brilhante
- Simples como amar
- Uma lição de amor
Deficiência Múltipla
- Amy
- Black
- Borboletas de Zagorsk
- Cegos, surdos e loucos
- Experimentando a vida
- Helen Keller and Her Teacher
- O Escafandro e a Borboleta
- O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre de Helen Keller (pt)
- Sob suspeita
- The Unconquered (Helen Keller in Her Story)
- Uma lição de amor
Deficiência Visual
- À primeira vista
- Além dos meus olhos
- Castelos de gelo
- Dançando no escuro
- Demolidor
- Esplendor
- Eu Não Quero Voltar Sozinho
- Jennifer 8 – A próxima vítima
- La symphonie pastorale
- O Sino de Anya
- Perfume de mulher
- Quando só o coração vê
- Ray
- Um clarão nas trevas
- Vermelho como o céu
Livros
Indicações de Livros
Confira as indicações para leitura selecionados pela equipe do NAPNE e que estão relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo.
- A beleza é um verbo - Sheila Black; Jennifer Bartlett; Michael Northen
Antologia de poesia com 37 autores com deficiência. Cada seção começa com a declaração do artista sobre seu trabalho, seguida de uma seleção de poemas em estilos experimentais. A obra pode ser entendida como um exemplo de educação inclusiva.
- A dança da morte - Stephen King
O mundo vive um cenário de caos por causa de um vírus letal que foi acidentalmente liberado e que dizimou 99% da população mundial. Alguns dos personagens principais incluem um mulher centenária e importante, um rapaz surdo e mudo e outro jovem com deficiência intelectual. Eles lideram a luta entre o bem e o mal em uma história cheia de reviravoltas, crueldade e aceitação.
- A doce sinfonia do seu silêncio - Luciana Scotti
Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo jovem e deficiente, atingiu a plenitude.
- A guerra que salvou minha vida - Kimberly Bruaker Bradley
O historia é narrada pela protagonista, Ada, uma criança que vive com seu irmão mais novo e sua mãe abusiva que não aceita a deficiência física da menina, que tem o pé torto e dificuldade para andar. As crianças aproveitam o possível bombardeio nazista a Londres para fugir e embarcam em uma aventura emocionante e transformadora.
- A mordida da manga - Mariatu Kamara
Durante a guerra civil de Serra Leoa, Mariatu Kamara foi vítima de um ataque a sua vila em que deceparam suas duas mãos. O livro conta sua historia inspiradora de superação e busca pela independência de uma forma forma honesta e madura.
- A saga de um campeão - Lars Grael
Em 1998, o veleiro do atleta Lars Grael foi atingido por uma lancha em alta velocidade. Esse acidente acabou lhe custando uma perna. Lars conta os detalhes do momento em que ficou entre a vida e a morte em consequência do acidente e também narra a reconstrução da sua carreira.
- Ainda sou eu - Christopher Reeve
Autobiografia do ator Christopher Reeve, que após o acidente à cavalo em uma competição que o deixou tetraplégico, o ator resolve contar suas histórias para o mundo. Reeve fala sobre a carreira de ator e descreve a complexa relação com os pais e a luta incansável de lidar com a condição de pessoa com deficiência.
- Amizades improváveis - Jonathan Evison
O livro conta a história de um cuidador profissional que teve uma forte perda em sua vida. Ele começa por fazer um trabalho cuidando de um jovem com distrofia muscular de Duchenne, mostrando como a vida é permeada por detalhes obscuros e felizes. Algumas das cenas mais divertidas são as conversas cruas entre o cuidador e o jovem.
- Como eu era antes de você - Jojo Moyes
Will é um jovem rico e bem sucedido, que do dia para a noite vê sua vida mudar completamente quando é atropelado por uma moto ao atravessar a rua em um dia chuvoso. Devido ao acidente, ele fica tetraplégico e é condenado a passar o resto de sua vida preso a uma cadeira de rodas. Acostumado a viajar e praticar esportes radicais, Will não aceita sua nova condição e cai em uma profunda depressão.
- Conheça a noite - Maria Mutch
Além de ser uma memória pessoal da autora sobre como criar uma criança com múltiplas deficiências físicas, o livro é também uma meditação sobre a natureza da noite, escuridão, vigília noturna, isolamento, exploração e jazz.
- Despertar para ser. Eu chego lá - Gilberto Stanieski Filho
Mesmo depois de sofrer um acidente que limitou seus movimentos e mudou totalmente sua vida, Gilberto decidiu que não iria parar. Nessa historia, o autor conta como lutou pela vida e seus aprendizados.
- Devoção - Dick Hoyt e Don Yaeger
O livro descreve a trajetória de Dick e Rick Hoyt, pai e filho que têm uma ligação de amor e apoio incondicional. Rick nasceu com tetraplegia espasmódia, apesar das dificuldades, seus pais estavam determinados a dar todas as oportunidades para o filho. Rick e o pai participaram de mais mil corridas e ficaram conhecidos no mundo inteiro pela força e coragem, o lema da dupla é: “Sim, você pode!”
- Do outro lado do sol - Katia Yuriko
Aos 19 anos, Kátia Iuriko Ito foi vítima de um angioma cerebral, que danificou de forma radical os seus movimentos do corpo. Com isso, ela teve que refazer a sua história pessoal, reaprender a ler e escrever e imaginar o mundo de outra forma. O livro, além de ser uma lição de vida, conta a história incrível de uma mulher determinada a viver e a aproveitar a vida.
- E eu venci assim mesmo - Dorina Gouvea Nowill
A vida e a obra de Dorina Nowill, brasileira que ficou cega na adolescência, especializou-se em educação para cegos, criou a primeira fundação para o livro do cego no Brasil e foi a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Mundial para o Bem Estar do Cego.
- Feliz ano velho - Marcelo Rubens Paiva
Nesta autobiografia, Marcelo narra como sua vida mudou a partir de um grave acidente, que o deixou tetraplégico, após mergulhar em um lago a poucos dias do Natal de 1979. O autor também relata a experiência de pessoa com deficiência e descreve momentos importantes da história do Brasil.
- Histórias de cegos - Marcos Lima
O autor conta em uma coletânea bem humorada sobre sua vivência em uma sociedade tão visual, mostrando sua “visão” pessoal do mundo e de como as pessoas cegas devem ser vistas na sociedade. O livro é oriundo de uma seleção das melhores crônicas de um projeto iniciado por Marcos Lima em um Blog e no Youtube.
- Jane Eyre - Charlotte Brönte
Um livro considerado avançado para a época e que é analisado até hoje. Ele acompanha a história de Jane Eyre desde a infância até a vida adulta, quando ela consegue um trabalho em Thornfield Hall. A deficiência é retratada no livro de forma literal e simbólica para o poder e o patriarcado, com a protagonista desafiando não só a visão sobre deficiência da era vitoriana, mas abordando também diversas outras questões de forma considerada moderna para a época.
- Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas - Jairo Marques
Nesse livro, Jairo Marques conta a história dele mesmo, passando pela infância, juventude e vida adulta em uma cadeira de rodas. O jornalista é atuante e influente e sempre esteve empenhado em mudar a forma como são vistas as pessoas que convivem com algum tipo de deficiência. Jairo faz um relato irreverente e franco sobre a condição das pessoas com deficiência
- Não era você que eu esperava - Fabien Toulmé
O livro, em formato de quadrinhos, conta a historia de um casal que recebe a noticia que sua filha recém nascida tem síndrome de Down. A narrativa emociona e gera reflexão ao leitor ao mostrar como foi o processo de aceitação dos novos pais, seus os momentos engraçados e informativos.
- Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas - Nujeen Mustafa
Esse livro, narrado em primeira pessoa, acompanha a jornada de Nujeen para escapar da guerra e ensina muito sobre coragem e força de vontade, além de mostrar a situação de guerra na Síria.
- Pai de rodinhas - Sérgio Nardini
Nesse livro, Sérgio compartilha detalhes sobre sua paternidade como pai com deficiência, além de levar informações para outras pessoas que também possuem dificuldade de mobilidade, abordando o tema da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência.
- O escafandro e a borboleta - Jean-Dominique Bauby
Jean-Dominique Bauby era o respeitado redator-chefe da revista Francesa Elle, até que aos 43 anos sofreu um acidente vascular cerebral que resultou na perda de todas as suas funções motoras (Síndrome do Encarceramento). O único movimento que conseguia fazer era piscar de seu olho esquerdo. Com a ajuda de sua equipe medica, ele aprende a se comunicar piscando, conseguindo libertar sua criatividade, escrever sua biografia e contar suas experiências.
- O que me faz pular - Naoki Higashida
O primeiro livro do autor Naoki Higashida é sua autobiografia, escrita quando ele tinha 13 anos em formato de perguntas e respostas. Naoki foi diagnosticado com autismo severo aos 5 anos de idade e, com a ajuda da mãe e de um teclado de papelão, ele aprendeu a se comunicar com humor e sinceridade, provando que ele é muito mais do que um diagnóstico.
- Olhando para trás - Kenny Fries
Obra que reúne histórias de não ficção, ficção, poesia e drama, com a participação de 37 escritores com deficiência, abordando temas como conexão, humanidade e justiça social.
- Olhe nos meus olhos - John Elder Robison
Criado em uma casa com uma família disfuncional e com diversos diagnósticos errôneos durante a infância, John Elder Robson sempre teve dificuldade de socialização. Até que aos 40 anos recebe o diagnóstico correto: autismo. O livro narra a jornada de autoconhecimento do autor que teve uma vida de alienação e amadurecimento por meio de tentativas e erros, e como o diagnóstico o ajudou a se aceitar e a se encaixar no mundo.
- Roda viva: memórias de um cadeirante - José Carlos Morais
Nesse livro, José Carlos conta o antes e o depois do acidente que o deixou paraplégico e nos insere em sua rotina, contando sobre sua reabilitação, sua nova rotina, suas lutas e suas conquistar. Além de ser médico, José também era esportista e disputou três paraolimpíadas, nove mundiais e foi o primeiro do ranking brasileiro de tênis por seis vezes consecutivas.
- Salvando meu filho - Richard Galli
Richard Galli narra os 10 dias que se seguiram ao acidente com Jeffrey, seu filho de 17 anos. Jeffrey mergulhou numa piscina e bateu a cabeça. Embora tenha sido salvo pelo pai, o rapaz ficou tetraplégico por conta da forte batida da queda. Galli encara um futuro não imaginado para o filho e sente as dificuldades que ele vai enfrentar.
- Sem asas ao amanhecer - Luciana Scotti
Luciana Scotti, quando jovem, teve uma trombose cerebral e ficou muda e tetraplégica. No livro, a escritora revela sua história, seus medos, sua força pela vontade de viver.
- Sopro no Corpo: Vive-se de Sonhos - Marco Antonio de Queiroz
Diabético desde os 3 anos, ele sofreu com o fantasma da impotência ainda jovem, ficou cego aos 21 e teve de enfrentar dois transplantes: de rim e pâncreas. Porém, o autor optou por narrar sua vida da mesma forma que a leva: com bom humor e suavidade. Narrativa real de reabilitação e inclusão social.
- Superar o Impossível - Christopher Reeve
Neste livro, Reeve mostra que ninguém precisa aceitar qualquer tipo de limitação, imposta por si mesmo ou por terceiros, podendo recorrer à força interna que pulsa em cada um.
- Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr
Vencedor de um premio Pulitzer, o livro narra a historia de duas crianças em lados opostos da 2ª Guerra Mundial: Marie-Laure, uma menina francesa e cega, e Werner, um jovem órfão alemão. Apesar da apresentação da deficiência de Marie não ser considerada perfeita, o livro é cuidadoso em suas descrições e apresenta uma narrativa rica sobre a natureza humana e os efeitos da guerra.
- Tudo bem ser diferente - Todd Parr
Livro ilustrado que apresenta por meio de frases simples, diretas e divertidas a importância e a beleza de todo tipo de diversidade no mundo.
- Uma mulher de luta: vida e política em Célia Leão - José Pedro Martins
Um mosaico sobre a vida e a trajetória política de Célia Leão, que ficou paraplégica após sofrer um acidente de carro aos 19 anos. Cadeirante e deputada estadual na Assembléia Legislativa de São Paulo, eleita em 2006 para seu quarto mandato
- Uma vida sem limites - Nick Vujicic
Escrito por Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e as pernas, e mesmo assim superou a deficiência para viver uma vida repleta de realizações. Hoje, é um palestrante motivacional e faz questão de divulgar sua mensagem principal: você deve buscar seu propósito na vida, apesar das dificuldades que possam aparecer no caminho.
- Velejando a Vida - João Carlos Pecci
Para alguns, a paraplegia fecha as portas à vida. No caso de Pecci aconteceu o contrário: abriu as portas que fizeram crescer seu lado humano e sensível. Determinado, procurou ultrapassar os limites que a paraplegia impõe. E conseguiu vencer um dos maiores obstáculos, realizando o sonho de ser pai.
Livros infantis
- Júlia e seus amigos - Lia Crespo
Recomendado para crianças de 7 a 10 anos, conta a história de uma menina com deficiência que, depois de ter estudado numa escola especial, começa o ano letivo numa escola inclusiva. A história relata a aventura que essa mudança representa na vida de Júlia, uma menina inteligente e alegre. De forma lúdica, fala de medos e amizades.
- Meu amigo Down em casa: meu amigo Down na escola - Claudia Werneck
A coleção contém três histórias narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas no dia-a-dia. Estes livros são recomendados pelo UNICEF e pela UNESCO.
- Rodrigo enxerga tudo - Markiano Charan Filho
Um deficiente visual que não se abala com as dificuldades causadas por seu problema. Muito pelo contrário, o garoto enfrenta qualquer parada. Com texto lúdico e bem humorado, mostra que, mesmo cego, Rodrigo vê o mundo de outras formas.
- Um mundinho para todos - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Ensina as crianças a perceberem as diferenças que existem entre lugares, coisas e pessoas. Com texto e ilustrações em tinta e braile.
- Vendo sem enxergar - Mauricio de Sousa
Tonico, um menino cego, mostra a seu amigo Zé como apreciar os detalhes não visíveis da natureza e explorar seus outros sentidos durante um passeio pela tarde. Com lindas ilustrações e linguagem acessível, é um ótimo livro para pais e filhos apreciarem juntos.
Legislação
Legislação
Confira a legislação que regula as ações do NAPNE.
Decretos
Decreto n. 3.298. de 20 de dezembro de 1999 | Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. |
Decreto n. 3.691, de 19 de dezembro de 2000 | Regulamenta a Lei n. 8.899, de 29 de junho de 1994, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. |
Decreto n. 3.956, de 8 de outubro de 2001 | Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. |
Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004 | Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que específica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências |
Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 | Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. |
Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007 | Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. |
Decreto n. 6.214, de 26 de setembro de 2007 | Regulamenta o benefício de prestação continuada da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso de que trata a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e a Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, acresce parágrafo ao art. 162 do Decreto n. 3.048, de 6 de maio de 1999, e dá outras providências. |
Decreto Legislativo MEC n. 186, de 9 de julho de 2008 | Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. |
Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009 | Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. |
Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011 | Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. |
Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011 | Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. |
Decreto n.10.502, de 30 de setembro de 2020 | Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. |
Leis
Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 | Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. |
Lei n. 8.753, de 24 de outubro de 1989 | Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. |
Lei n. 8.899, de 29 de junho de 1994 | Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. |
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 | Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. |
Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000 | Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. |
Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002 | Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. |
Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003 | Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. |
Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012 | Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. |
Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015 | Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). |
Lei n. 13.185, de 6 de novembro de 2015 | Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying). |
Normas, manuais e documentos
Constituição de 1988 | Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. |
CIF | Classificação Internacional de Funcionalidade (OMS). |
Declaração de Salamanca | Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. |
Manual de acessibilidade | Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível (MEC). |
NBR 9050 - versão 2021* | Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. |
Nota Técnica n. 4, de 23 de janeiro de 2014 | Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. |
PNEE | Política Nacional de Educação Especial Equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. |
Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009 | Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. |
*Solicite a norma na biblioteca do câmpus
Publicações
Publicações
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SECADI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2007.
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
- A escola comum inclusiva
- O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
- Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
- Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
- Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa
- Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
- Livro Acessível e Informática Acessível
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Altas Habilidades/Superdotação
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Coleção: Atendimento Educacional Especializado
Revista NAPNE em Ação
Os Napnes de cada câmpus do IFSP fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa.
Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o DAPE reúne anualmente os relatos produzidos por cada equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade.
Elaboração: Departamento de Articulação Pedagógica, Ações Inclusivas e Formação Continuada (DAPE)
Siga o Campus São José do Rio Preto nas redes sociais
@IFSPRioPreto/videos /ifspriopreto @ifsp_riopreto /ifspriopreto
Redes Sociais