IV Semana da Diversidade Cultural e Consciência Negra
Nos dias 17 a 19 de novembro de 2025, o campus São José do Rio Preto foi palco de debates, discussões e oficinas no contexto da IV Semana da Diversidade Cultural e Consciência Negra, com o tema “seremos iguais em humanidade se entendermos que somos diversos”.
A Semana começou cedo, às 7h20, com exibição do filme “Estrelas além do tempo”, selecionado pelo Professor de História do campus, Prof. Dr. Renato Aurelio Mainente, que conduziu o debate no início da terça-feira. Ainda na parte da manhã da segunda-feira, os estudantes e servidores puderam assistir às palestras “História afro-brasileira e indígena em Rio Preto”, ministrada pelo Prof Dr Danilo Wenseslau Ferrari, e “Nós somos racistas, sim, e precisamos falar sobre isso”, ministrada pelo professor de Sociologia e Filosofia do campus, Prof. Dr Cleinton Souza. A palestra do professor Danilo foi realizada também no período noturno, para que estudantes dos cursos técnicos Concomitantes/ Subsequentes também pudessem participar. No período da tarde, a instituição foi brindada com a palestra “Diversidade, inclusão e direitos”, que teve como palestrante a profa. Doutoranda Flavia Benetti Castro, bem como com a oficina “Abayomi: confeccionando presente, semeando futuro”, desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa e Espanhola do campus, Profa Dra Marília Curado Valsechi.
O dia 18 de novembro foi reservado para a mesa-redonda “Diversidade religiosa e educação: dos dados à vivência”, com os convidados: Prof. Dr. Anésio Azevedo Costa Neto, do campus Votuporanga, e Denise Maria Ferreira, dirigente da Casa Espírita José Candido da Silva. Às 11 horas deu-se início à webconferência “O corpo como campo de batalha: quando existir é resistir”, proferida pelo Prof Dr Fernando Luís de Morais, docente da Unicentro, campus Guarapuava. A tarde foi a vez de discussões envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+, por meio da palestra “A pluralidade negra e LGBTQIAPN+, ministrada por Lila Santiago, e da oficina “Fanzinação: a pluralidade negra e LGBTQIAPN+ = humanidade”, liderada pelo professor de Artes do campus, Prof. Dr. Gazy Andraus.
A Semana foi encerrada com chave de ouro, com a palestra “Como foi construído o racismo estrutural e seus impactos”, desenvolvida pela professora da área de Empreendedorismo do campus, Profa Dra Andréia Mara Pereira.
Com uma programação robusta, que equilibra fundamentos teóricos e experiências práticas, desenvolvida por profissionais qualificados, pode-se dizer que a Semana cumpriu com seu verdadeiro propósito. Como afirma a professora de Matemática do campus e presidente da Semana, Andréia Fidelis, em artigo de opinião para o jornal Diário da Região, o dia da Consciência Negra “é uma data para celebrarmos a cultura e a história africana e afro-brasileira. Momento para não esquecermos de onde viemos, de nossas raízes e daqueles que nos antecederam, resistiram e de quem hoje somos herança”.

Professor Cleinton Souza ministrando palestra para alunos do integrado.

Estudantes do curso Técnico em Informática com a professora Marília e as Abayomis confeccionadas.

Lila Santiago ministrando a palestra A pluralidade negra e LGBTQIAPN+
Siga também o nosso campus nas redes sociais:
@IFSPRioPreto/videos
/ifspriopreto
@ifsp_riopreto
/ifspriopreto

Redes Sociais