Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > 15 de Outubro, Dia do Professor
Início do conteúdo da página

15 de Outubro, Dia do Professor

Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 16h26 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 12h18 | Acessos: 765

O IFSP Câmpus São José do Rio Preto homenageia todos os professores que compartilham seus conhecimentos, experiências, vivências, sendo os grandes responsáveis por, além de ensinar, inspirar novas atitudes e transformar sonhos em realidade.

 Origem da data

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro e a data está relacionada à simbologia do primeiro decreto educacional de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, que criou o Ensino Elementar no Brasil, em que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras (BRASIL, 1827).

A primeira lei relacionada à data é de âmbito estadual, Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948 (SANTA CATARINA, 1948), que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro, de autoria da jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular como deputada estadual em duas legislaturas no estado de Santa Catarina (MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2020).

A data foi oficializada em âmbito nacional pelo então presidente João Goulart, por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define sua essência e motivação no Art. 3º "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias" (BRASIL, 1963).


Siga o Câmpus São José do Rio Preto nas redes sociais

/ifspriopreto

@ifsp_riopreto

registrado em:
Assunto(s): Dia do Professor
Fim do conteúdo da página