Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Atenção estudantes! Está chegando os Jogos dos Institutos Federais
Início do conteúdo da página

Atenção estudantes! Está chegando os Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 15h47 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 12h10 | Acessos: 1325

Os jogos serão realizados nas modalidades presencial e eletrônica; IFSP sediará etapa nacional 

Os alunos do IFSP já podem se organizar para participarem da edição 2022 dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF Games). Neste ano, o Câmpus São José do Rio Preto do IFSP sediará, em novembro, a etapa nacional dos jogos presenciais. 

Em 2022, os Jogos dos Institutos Federais serão realizados tanto presencialmente quanto no formato eletrônico. Os estudantes do IFSP podem procurar os professores de Educação Física do seu câmpus para buscarem informações sobre a formação de equipes e inscrições.  

Podem participar dos jogos todos os alunos do IFSP matriculados em cursos regulares (técnicos, superiores e de Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os participantes do JIF podem ter até 19 anos de idade.  

eJIF Games 

Assim como em 2021, os jogos eletrônicos (eJIF Games) serão realizados nas modalidades Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. Os alunos interessados devem se inscrever até 24 de julho. As competições acontecem de 22 a 26 de agosto de forma virtual.  

JIFs 

O Câmpus São José do Rio Preto, inaugurado em 28 de agosto de 2021, será a sede da retomada dos jogos presenciais com as seguintes modalidades: Atletismo (Feminino e Masculino), Basquete (F/M), Futsal (F/M), Handebol (F/M), Natação (F/M), Vôlei (F/M), Xadrez (F/M), Futebol de Campo (M), Tênis de Mesa (F/M), Judô (F/M) e Vôlei de Praia (F/M). 

Para os jogos presenciais serão realizadas cinco seleções: a primeira, prevista para março, irá selecionar os atletas dos câmpus do IFSP; na segunda etapa, a estadual, prevista para maio, serão realizadas competições entre os câmpus do IFSP, assim como entre sub-regiões do estado no Câmpus São José do Rio Preto. Em agosto, será realizada a seleção da região Sudeste entre alunos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Por último, os atletas defendem sua instituição na etapa nacional, a ser realizada, em novembro, também no Câmpus São José do Rio Preto do IFSP.  
 

Datas: 

JIF local (alunos dos câmpus do IFSP): março/abril 

JIF estadual (entre os câmpus, sub-regiões do estado): maio/junho. Local da final: IFSP — Câmpus São José do Rio Preto 

JIF regional sudeste (entre SP, MG, ES e RJ): agosto/setembro 

JIF nacional (entre os IFs): previsão de realização de 14 a 18/11. Local: IFSP — Câmpus São José do Rio Preto 

 

A expectativa é de que 1.600 mil estudantes atletas participem da edição dos JIFs, que marca a retomada das competições presenciais, disputando 11 modalidades esportivas em etapas as quais terão, cada uma, torneios de esportes coletivos e individuais.


(Notícia publicada originalmente no sítio eletrônico da Reitoria em 27 de janeiro de 2022 sob o título "Atenção alunos: vem aí os Jogos dos Institutos Federais")


Siga o Câmpus São José do Rio Preto nas redes sociais

/ifspriopreto

@ifsp_riopreto

Fim do conteúdo da página