Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Cultura afro brasileira e literatura de autoria negra na sala de aula

Cultura afro brasileira e literatura de autoria negra na sala de aula

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 16h25 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 12h06 | Acessos: 715

O curso de extensão 'Cultura africana e afrodescendente na sala de aula: currículo e prática pedagógica' ocorre quinzenalmente nas dependências do Câmpus São José do Rio Preto e destina-se à formação continuada docente e da equipe gestora escolar que atuam nos diferentes níveis de Ensino, contempla desde estudantes da graduação, pós-graduação e demais educadores interessados na elaboração de propostas pedagógicas baseadas na lei 10.639/03.

É uma importante oportunidade para discussão dos conceitos de raça, etnia, racismo (e sua tipologia), análise do documento legal da 10.639/03 e sua importância histórica, discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico – Raciais, a desconstrução e identificação de estereótipos discriminatórios em materiais didáticos, literatura afro-brasileira na sala de aula e o uso de jogos africanos como recurso didático para o resgate da cultura africana nas aulas de Matemática.