Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Câmpus Rio Preto oferece curso de extensão em Operação de Minicarregadeira
Início do conteúdo da página

Câmpus Rio Preto oferece curso de extensão em Operação de Minicarregadeira

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h32 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h57 | Acessos: 722

O IFSP Câmpus São José do Rio Preto ofereceu o Curso de Introdução a Operação e Manutenção de Minicarregadeira:  Teórico e Prático.

Essa foi uma ação inovadora do campus que contou com a atuação da Profa. Dra. Adriana Marques (do Câmpus São Paulo). O curso, com carga-horária de 40h, abordou questões teóricas referentes a segurança do operador e da operação da minicarregadeira, nesta etapa os estudantes tiveram os primeiros contatos com as normas regulatórias importantes para a operação da minicarregadeira que são: a NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual; a NR-11 que versa sobre o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais; e a NR-12 que também discorre sobre medidas para que a condução de máquinas, como a minicarregadeira, sejam seguras e eficientes. 

No segundo módulo do  curso relacionada à minicarregadeira, os estudantes conheceram a história das minicarregadeiras no mundo e no Brasil e em seguida passaram para os conhecimentos introdutórios sobre a Minicarregadeira New Holland série 300. A Shark Máquinas cedeu para as aulas práticas a Minicarregadeira L320.  Os estudantes aprenderam sobre as especificações técnicas referente aos controles e instrumentos, controles hidráulicos e mecânicos, controles eletro-hidráulicos (EH) com acionamento do padrão ISO e padrão H, entenderam a importância das cargas de operação, potência bruta e líquida, vazão hidráulica para atender os diversos implementos (palhetadeira, valetadeira, perfuratriz, caçamba entre outros), comandos de operação (hand control, foot control e joystick). 

No módulo de introdução à manutenção do equipamento foram apresentadas informações gerais sobre a importância do programa de análise de lubrificação, onde verificar os níveis dos diferentes óleos, como verificar bateria, radiador, horimetro do motor e filtros.

Todos os estudantes tiveram a oportunidade de operar a minicarregadeira New Holland L320 executando todas as técnicas e instruções ministradas nas aulas teóricas. Esse foi um curso introdutório que possibilitou o primeiro contato com esse equipamento de altíssima tecnologia. Outros cursos relacionados poderão ser ofertados pelo câmpus por meio de parcerias.

Para saber como foi a aula teórica, acesse este link com as fotos e vídeos.   

Essa ação teve o apoio dos Câmpus São Paulo e Itapetininga, ambos do IFSP, da ação colaborativa da Servidora Docente (Profa. Dra. Adriana Marques) e dos parceiros do projeto: Shark Máquinas - New Holland | do Diretor da empresa: Marcos Bardella e do Técnico: Juliano Zara.


Siga o Câmpus São José do Rio Preto nas redes sociais

/ifspriopreto

@ifsp_riopreto 

Fim do conteúdo da página