Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Dia do Professor: uma profissão para valorizar

Dia do Professor: uma profissão para valorizar

Publicado: Domingo, 15 de Outubro de 2023, 07h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 17h28 | Acessos: 862

Atualmente o Câmpus São José do Rio Preto conta com 14 entre os 3.362 servidores exercendo a docência na instituição, sendo os protagonistas que tem a incumbência de transmitir o conhecimento de uma geração a outra.

No dia em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, o IFSP Câmpus São José do Rio Preto presta homenagem a todos aqueles que escolheram a docência como profissão e que compartilham seus conhecimentos, suas vivências e experiências para formar e capacitar os estudantes.

Para Everthon Silva Fonseca, professor e coordenador do curso técnico em Automação Industrial, "ser professor é saber ensinar enquanto se aprende, respeitando o próximo com dignidade, generosidade e compromisso na construção de conhecimentos!"

Professor Everthon Fonseca durante ação de aprendizagem de equipamentos de automação

Nunca imaginei ser professora. Mesmo assim, sempre me encantei com a possibilidade de mudar a perspectiva da vida das pessoas.

O IF tem muito disso. A gente ensina mas também acompanha, abre portas e estimula o crescimento.

Quando vejo os alunos ampliarem seus horizontes vislumbrando novas possibilidades, sinto aquela sensação de missão comprida.

E quando eles voltam para nos contar como estão felizes e bem sucedidos, isso não tem preço...

Luana Cunha Palma, professora da área de serviços e turismo, afirmou em depoimento, que o ato de ensinar, permite mudar as trajetórias de vida dos alunos quando os estimulam a ampliarem seus conhecimentos. Confira seu depoimento.

Depoimento da professora Luana Palma

Professora Luana Palma durante aula.

Para Welington Ricardo Coelho, professor do curso de Automação Industrial, ser professor "é conseguir passar seu conhecimento a todos quedesejam aprender, esperando que este conhecimento seja absorvido por nossos alunos e que possa transformar suas vidas das melhores maneiras possíveis. É gratificante reencontrar alunos que usaram este conhecimento e venceram desafios. Mais gratificante ainda é escutar um 'muito obrigado professor por tudo que me ensinou'."

Professor Welington Coelho durante aula.

O profissional que exerce a docência torna-se responsável pela formação de outros tantos futuros profissionais, pois o seu exercício impacta nas escolhas e trajetórias de cada estudante que recebe seus ensinamentos. O papel do professor não se restringe apenas em ensinar uma matéria, sua atuação também é fundamental em inspirar atitudes e motivar seus estudantes a transformarem seus sonhos em realidade.

Historicamente a educação e todos os profissionais que lidam diariamente com o processo formativo da população não tem seu trabalho valorizado e vivem rotinas laborais exaustivas. O ato de ensinar não está restrito à sala de aula, envolve planejamento, estudo, conhecimento teórico e pedagógico que permita o desenvolvimento de aulas conforme a realidade e situação de cada comunidade onde o estabelecimento educacional está inserido.

Não há dúvidas quanto à importância da profissão, contudo, no Brasil, quando o assunto é educação, existe um longo caminho a ser discutido, pensado e implementado. Um país sem educação não tem futuro.

Nesta data em que se comemora o Dia do Professor, é importante ressaltar que a valorização da profissão e da educação devem ser acompanhadas por investimentos e políticas públicas que garantam uma educação de qualidade e boas condições de trabalho para todos os profissionais que lidam com a educação.

Origem da data

No Brasil, o Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro e a data está relacionada à simbologia do primeiro decreto educacional de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, que criou o Ensino Elementar no Brasil, em que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras (BRASIL, 1827).

A primeira lei relacionada à data é de âmbito estadual, Lei nº 145, de 12 de outubro de 1948 (SANTA CATARINA, 1948), que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro, de autoria da jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular como deputada estadual em duas legislaturas no estado de Santa Catarina (MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA, 2020).

A data foi oficializada em âmbito nacional pelo então presidente João Goulart, por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define sua essência e motivação no Art. 3º "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias" (BRASIL, 1963).

Resultado de imagem para icone youtube @IFSPRioPreto/videos