Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Campus Rio Preto realiza sua primeira Semana da Educação Especial e Inclusiva

Campus Rio Preto realiza sua primeira Semana da Educação Especial e Inclusiva

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 11h15 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 11h40 | Acessos: 795

O Instituto Federal de São Paulo, campus de São José do Rio Preto, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, realizou a I Semana da Educação Especial e Inclusiva que contou com a participação de profissionais da educação de todo o estado.

A I Semana da Educação Especial e Inclusiva foi organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, do campus de São José do Rio Preto, com a participação de professores da rede pública e privada, a maioria da Educação Básica, da cidade de São José do Rio Preto e região, havendo mais de 120 inscritos.

Além de trazer formação para os profissionais da educação sobre o assunto, o evento promoveu a fala de pessoas com deficiência na qualidade de palestrante como a Pedagoga Maria Fernanda Zavanella Cruz e o Assistente Técnico Administrativo Rodrigo Rainho Tanaka para apresentar ao público as suas vivências, os conquistas e os desafios que enfrentam.

Mesas redondas também fizeram parte das atividades da semana  como: “Os desafios no trabalho com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica", com a Profa. Dra. Danitiele Maria Calazans Marques e Rodrigo Rainho Tanaka.

A segunda mesa-redonda foi realizada no período diurno, intitulada “TEA, compartilhando experiência acerca da realidade da educação inclusiva no ensino comum” e “As narrativas de mães de TEA”, com o Prof. Dione Henrique Basilio e Profa. Aline Paz Freitas Gonçalves.

Na quinta-feira, último dia presencial do evento, foi realizada a terceira mesa-redonda com os representantes do campus do IFSP de Avaré, “Entre histórias e trajetórias: experiências com a educação escolar de estudantes com necessidades educacionais específicas no IFSP Campus Avaré”, com Joana de Oliveira Lopes e Samuel Giovani dos Santos Ferreira.

Além das mesas, ocorreram três oficinas: TDAH na escola: como posso ajudar meu aluno? com a Coordenadora do Instituto Gato de Botas, Renata Gonçalves Melo; Comunicação Aumentativa Alternativa no contexto escolar, com a Profª Elaine Pereira Rezende; e Transtornos de Aprendizagem, com a Profª. Eliane Sartorello de Almeida.

A programação do evento proporcionou, durante todos os dias, exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Associação  Renascer e da APAE.

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos