Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Aluna do curso técnico em Informática apresenta trabalho no 14. Conict

Aluna do curso técnico em Informática apresenta trabalho no 14. Conict

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 18h47 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 19h58 | Acessos: 762

Entre os dias 22 a 24 de novembro de 2023 foi realizado o 14º CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia - Edição Virtual e Presencial – no IFSP campus Capivari, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O CONICT é aberto à participação de estudantes do ensino médio e do ensino superior que desenvolvem pesquisa no IFSP ou em outras instituições de ensino ou pesquisa do país e, como forma de aproximar os pesquisadores dos setores produtivos, os resultados dos trabalhos apresentados no congresso são amplamente divulgados pelo IFSP.

Assim, a participação em eventos acadêmicos, como o Congresso de Iniciação Científica do IFSP, é crucial para o desenvolvimento e aprimoramento dos estudantes, proporcionando-lhes uma plataforma para compartilhar descobertas e aprofundar seus conhecimentos.

Nesse contexto, destaca-se a notável contribuição da aluna Rebeca Cristina dos Passos, estudante do curso Técnico em Informática, na modalidade Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio, cuja pesquisa se concentra na intrigante área da Modelagem de Tópicos para revisão de literatura científica. O trabalho de Rebeca, sob o título "Modelagem de tópicos para revisão de literatura científica exploratória", não apenas reflete seu comprometimento com a excelência acadêmica, mas também evidencia a relevância de explorar novas abordagens metodológicas na análise de literatura científica. A modelagem de tópicos é uma ferramenta inovadora que amplia as possibilidades de compreensão e síntese do vasto universo de conhecimento existente.

A participação ativa de alunos em congressos como esse não apenas promove a disseminação do conhecimento, mas também fomenta o intercâmbio de ideias e estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação eficaz e pensamento crítico. Essa experiência não só enriquece o percurso acadêmico de Rebeca, mas também inspira outros estudantes a se envolverem ativamente na pesquisa e na construção do saber científico.

Disponibilizamos no link abaixo, um vídeo com o resumo do trabalho de iniciação científica desenvolvido pela estudante Rebeca sob a supervisão do professor Rafael Admar Bini.

Resultado de imagem para icone youtube @IFSPRioPreto/videos