Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Ações de articulação marcam o início das atividades do Câmpus

Ações de articulação marcam o início das atividades do Câmpus

Publicado: Segunda, 24 de Mai de 2021, 13h03 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 12h25 | Acessos: 3340

Objetivo é conhecer as demandas da cidade; Câmpus visa oferecer cursos de extensão nos próximos meses

As primeiras semanas de atuação da equipe de implantação do Câmpus São José do Rio Preto do IFSP foram marcadas por reuniões com secretarias municipais, entidades, associações e instituições de ensino da cidade visando apresentar a história, a missão e as perspectivas de atuação do IFSP com a implantação do Câmpus na cidade.
Por meio das reuniões, buscou-se abrir o diálogo para o levantamento de demandas para atuação do Instituto Federal no município, bem como obter dados e indicadores que promovam o direcionamento na oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e de cursos regulares (técnicos, superiores, de pós-graduação e de Educação de Jovens e Adultos – EJA).
A partir dos dados e informações coletados, espera-se que o Câmpus possa publicar edital de cursos de extensão ainda no primeiro semestre de 2021.
No dia 23 de abril, o reitor do IFSP, Silmário Santos, e o Diretor-Geral do Câmpus São José do Rio Preto, Marcos Furini, foram recebidos pelo prefeito Edinho Araújo, no gabinete da Prefeitura, onde apresentaram as perspectivas de início das atividades. No mesmo dia, foi realizada uma visita do prefeito com sua equipe de secretários às instalações da unidade, situação que permitiu um primeiro contato com as lideranças políticas e sociais da cidade.

Reuniões
No dia 27 de abril, o diretor-geral Marcos Furini participou de sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de São José do Rio Preto, onde apresentou as perspectivas de atuação do IFSP na cidade.
No dia 28 de abril, foram realizadas reuniões com responsáveis pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo Parque Tecnológico, e pela Secretaria Municipal de Cultura, com discussão e verificação de demandas para atuação do IFSP, além de possíveis parcerias a serem celebradas.
Finalizando as ações do mês de abril, foi realizada reunião com a Secretaria Municipal de Educação visando apresentar a possibilidade de oferta de cursos de formação de professores, bem como de servidores administrativos da rede municipal de educação, por meio do programa Profuncionário e cursos de extensão.
No dia 03 de maio, foi realizada reunião com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e membros da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (APETI) para verificar demandas de qualificação para os diversos setores da economia da cidade. No dia seguinte, a equipe gestora do Câmpus reuniu-se com membros da Escola de Gestão Pública da Prefeitura Municipal para discussão de possíveis parcerias para viabilizar a formação de servidores públicos municipais e servidores do IFSP por meio de acordo de colaboração a ser celebrado entre as instituições.
Nos dias 6 e 7 de maio foram realizadas novas reuniões com profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Cultura para obter mais informações e possibilidades de atuação em parceria na oferta e certificação de cursos já ofertados pela Secretaria da Cultura e de demandas específicas de formação para profissionais da Secretaria da Educação.
O diretor-geral do Câmpus participou, em 7 de maio, de entrevista na TV Câmara para esclarecer dúvidas da comunidade quanto à atuação e perspectivas de início de atividades do IFSP na cidade.
No dia 10 de maio, foi realizada reunião com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, na qual foi possível obter informações sobre a oferta e ocupação de vagas na cidade por meio do acesso aos indicadores do Balcão de Empregos, ação conduzida pela referida secretaria.
No dia 13 de maio, o diretor-geral, Marcos Furini, e o diretor-adjunto educacional, Alexandre Aldo Neves, realizaram reunião com o Secretário de Planejamento Estratégico, e vice-prefeito da cidade, Orlando Bolçone. Na ocasião, Orlando disponibilizou os dados e indicadores publicados pela pasta anualmente por meio do relatório denominado Conjuntura Econômica. Os gestores do Câmpus São José do Rio Preto do IFSP foram convidados para apresentação da Instituição em evento de assinatura de escrituras de empresas que irão se instalar no Parque Tecnológico.
Nos dias 14 e 17 de maio, foram realizadas reuniões com os diretores da Faculdade de Tecnologia (FATEC), Ademar Pereira dos Reis Filho, e da Escola Técnica Philadelpho Golvêa Neto (ETEC), Marcelo Romano Cacéres, para iniciar o diálogo de atuação conjunta entre as instituições públicas de educação profissional e tecnológica da cidade. Ainda no dia 17, foi realizada reunião com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na qual foi possível apresentar as possibilidades de formação para servidores, mas, principalmente, para a comunidade assistida pela secretaria. Além disso, apresentou-se as políticas de acesso, permanência e êxito do IFSP voltadas aos estudantes em condições de vulnerabilidade social.
Estão previstas, para os meses de maio e junho, reuniões com a Diretoria Regional de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, universidades públicas da cidade e representantes das comunidades e organizações localizadas no entorno do Câmpus.