Palestra sobre Transtornos de Aprendizagem iniciam atividades do 2º semestre letivo
Nesta quarta-feira, 10 de agosto, servidores do Câmpus São José do Rio Preto, em atividade de planejamento para o segundo semestre letivo, prestigiaram a palestra "Transtornos de Aprendizagem: reflexões e abordagens em sala de aula" ministrada por Renata Gonçalves Melo, Coordenadora Pedagógica do Centro Gato de Botas, da Secretaria Municipal de Educação.
Acompanhando a palestrante, Carla Cristina Pereira Job, Gerente da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação, apresentou informações importantes sobre o funcionamento dos Núcleos de Atendimento Educacional Especializados (NAEE).
Os temas abordados foram os transtornos de aprendizagem, suas características e as diferenças de "dificuldade escolar versus transtorno de aprendizagem".
Renata esclareceu que enquanto a dificuldade escolar está relacionada ao ambiente escolar, com a família e com a criança e atinge entre 15 a 20% de crianças no primeiro ano, podendo aproximar-se de 50% dos escolares nos seis primeiros anos de escolaridade, os transtornos específicos de aprendizagem podem alcançar de 5% a 15% dos estudantes, é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica como a Dislexia, Discalculia e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Renata também passou orientações de abordagens, em sala de aula, com estudantes que possuem algum desses transtornos, visando melhorar os meios de interação e efetivação do aprendizado pelo discente.
Para os docentes que acompanharam a palestra, as orientações serão fundamentais tanto no auxílio em sala de aula quanto durante sua preparação, tendo em vista que o docente necessita pensar em diferentes estratégias de ensino para garantir o aprendizado dos discentes.
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