Apresentação
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3203-4570
A Coordenadoria de Apoio ao Ensino – CAE, é um setor vinculado à DAE – Diretoria Adjunta Educacional e que tem por atribuições realizar atendimentos ao corpo docente e discente do Câmpus São José do Rio Preto.
Atende diretamente à Diretoria Adjunta Educacional na organização dos horários escolares, no atendimento específico aos pais e responsáveis e desenvolve o trabalho interno de cadastramento de turmas, disciplinas e professores no Sistema Acadêmico para concretizar o horário de aulas semestrais bem como o calendário letivo.
Atribuições
Conforme previsto no Art. 17 do Regimento dos Câmpus, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino está subordinado diretamente à Diretoria-Adjunta Educacional do câmpus e tem como competências:
I. Distribuir as aulas nos respectivos ambientes;
II. Gerenciar os Recursos Didáticos disponíveis na Instituição, quando for o caso;
III. Realizar a comunicação e divulgação, referente às atividades educacionais da Instituição, junto aos alunos;
IV. Acompanhar as atividades de ensino previstas, registrando as aulas não dadas e encaminhando relatório para a chefia imediata;
V. Registrar, publicar e acompanhar as reposições das aulas;
VI. Verificar as condições de uso das salas de aula;
VII. Lançar, no sistema acadêmico, o horário das aulas;
VIII. Emitir e divulgar os horários das aulas e acompanhar seu cumprimento;
IX. Acompanhar as alterações de horário acadêmico, harmonizando-as com os interesses didático-pedagógicos da Instituição;
X. Acompanhar a implementação das Normas Acadêmicas;
XI. Acompanhar as deliberações dos conselhos consultivos e deliberativos e promover suas implementações;
XII. Orientar os estudantes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos;
XIII. Colaborar com ações inclusivas e adaptativas, de acordo com as demandas identificadas do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne;
XIV. Participar e contribuir nas instâncias de planejamento pedagógico, no que for pertinente à CAE;
XV. Participar de reuniões com pais e Conselhos de Classe;
XVI. Elaborar documentos e relatórios conforme instruções do câmpus e da Pró-Reitoria de Ensino;
XVII. Dialogar com as instâncias de representação estudantil, como grêmios, centro acadêmicos e representantes de sala;
XVIII. Promover e/ou participar da organização de encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar;
XIX. Atender aos alunos, pais e professores;
XX. Supervisionar o cumprimento das regras disciplinares estabelecidas no documento disciplinar institucional, mantendo registro das ocorrências diárias e providenciando o encaminhamento necessário;
XXI. Coordenar a movimentação de turmas envolvidas em eventos extraclasses, nas dependências do câmpus;
XXII. Organizar a movimentação/fluxo de educandos no câmpus;
XXIII. Acompanhar os procedimentos de encaminhamento do aluno, em caso de emergência, aos serviços de saúde;
XXIV. Participar na integração do estudante, especialmente na divulgação das normas acadêmicas e disciplinares;
XXV. Promover um ambiente acolhedor, de seriedade, de responsabilidade e de trabalho, desde a chegada dos docentes e dos estudantes, até seu horário de saída, tanto no atendimento, quanto na disciplina e nos encaminhamentos pertinentes;
XXVI. Participar do processo de integração de Docentes, orientando-os sobre os procedimentos em relação a essa Coordenadoria;
XXVII. Fornecer dados de infraestrutura de ensino para a definição de cursos e número de turmas a serem abertas;
XXVIII. Proceder, sob a supervisão da Gerência Educacional, à atribuição do ensalamento das aulas dos cursos e otimizar a ocupação de salas e laboratórios dos espaços de ensino, em conjunto com os coordenadores de cursos;
XXIX. Colaborar com professores e com a equipe sociopedagógica, na identificação de causas determinantes do baixo rendimento escolar dos alunos;
XXX. Proceder à criação das turmas no Sistema Acadêmico;
XXXI. Proceder à atribuição de aulas no Sistema Acadêmico;
XXXII. Acompanhar a execução do Programa de Alimentação Escolar;
XXXIII. Participar da organização de atividades culturais;
XXXIV. Acompanhar e supervisionar o cumprimento das normas disciplinares estabelecidas no documento institucional, orientando e prevenindo infrações;
XXXV. Registrar as ocorrências de indisciplina dos estudantes, verificar os fatos, analisar as ocorrências/infrações e providenciar o encaminhamento ou a sanção necessária em cada caso;
XXXVI. Encaminhar ao Sociopedagógico as ocorrências disciplinares que necessitem de intervenções específicas, quando necessário.
Equipe
Setor: Coordenadoria de Apoio ao Ensino - CAE | Localização: Bloco B - Sala B108 - 1º Andar
Corpo Técnico |
Carla Rubia Marques |
Assistente de Alunos
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Leandro Campos Vargas |
Técnico de Laboratório - Eletroeletrônica |
Função de Apoio à Gestão |
Documentos
O REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE tem como finalidade a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, orientando as relações educacionais, profissionais e interpessoais que ocorrem no âmbito do IFSP, contribuindo para garantir a convivência harmônica e a formação integral do estudante. Este documento tem por objetivo definir os direitos e deveres dos discentes, especificar as condutas que prejudicam o ambiente educativo e que não devem ser praticadas pelos estudantes, os procedimentos de análise das situações, as possibilidades de encaminhamento e as sanções disciplinares cabíveis, se for o caso.
Reserva de Espaços
Reservas de Salas e outros ambientes
Para reserva de ambientes de uso comum (salas de aula, auditório, laboratórios) verificar disponibilidade neste link.
Em caso de dúvidas, consulte o tutorial:
Tutorial SUAP - Reserva de salas
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