Página inicial > NEABI > Notícias > Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e 115 anos da Rede Federal

Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e 115 anos da Rede Federal

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h06 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 17h43 | Acessos: 237

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo comemora o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e celebra os 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A trajetória centenária da Rede Federal foi iniciada em 1909, pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, que criou as primeiras Escolas de Aprendizes Artífices.

Ao longo de sua história, a Rede Federal passou por mudanças institucionais, de nomenclaturas, marcos legais e objetivos pedagógicos, permanecendo o foco na formação profissional, na inclusão social e no desenvolvimento humano, levando para todas as regiões do país, uma educação qualificada pautada na excelência e no preparo para a vida em sociedade.

O Instituto Federal de São Paulo foi criado em 2008, a partir da transformação do CEFET-SP, conforme disposto no art. 5º, inc. XXXVI, da Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura e para os programas especiais de formação pedagógica, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática.

O IFSP representa o maior órgão da Rede Federal, com 41 campi (um em construção), com mais de 50 mil alunos, quase cinco mil servidores, oferecendo cursos de excelência alinhados às demandas do setor produtivo local e oferece cursos presenciais e na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em um ensino verticalizado, que abrange cursos de formação inicial e continuada [extensão], cursos superiores de graduação em bacharelado e de tecnologias, pós-graduação lato sensu [especialização] e stricto sensu [mestrado].

Em funcionamento desde 2021, o Campus São José do Rio Preto tem atuado na oferta de cursos de extensão, presencial e a distância, além dos cursos técnicos na modalidade concomitante/subsequente ao ensino Médio em Automação Industrial e em Informática e, para 2025, inicia as primeiras turmas dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial e em Informática.

Consulte os dados consolidados de sua estrutura e corpo discente a partir de 2017 na Plataforma Nilo Peçanha (PNP)

Saiba mais em: Rede Federal