Sorteio Público
Saiba como é realizado o sorteio de vagas
O processo seletivo para alguns cursos do IFSP é feito por meio de um sorteio público de forma eletrônica quando há mais candidatos inscritos do que vagas oferecidas. O sorteio é realizado com a presença de, no mínimo, três servidores do Instituto, designados pelo chefe do Departamento de Ingresso, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.
Regras do sorteio eletrônico
Conforme edital, é divulgada a lista dos inscritos em ordem alfabética. Essa listagem contém uma coluna chamada “número para sorteio”, onde é dado um número para cada candidato. Esses números são sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis. A partir deste sorteio aleatório de números é que o resultado é processado e publicado.
O processo é composto por três etapas:
1) Sorteio eletrônico
O software usado pelo IFSP é uma adaptação do software já utilizado por outros institutos federais como o IFSC. A adaptação feita foi modificar o logotipo no topo da página do programa e layout de exibição. Este programa sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
Para fins de auditoria, é importante observar o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, localizado ao fim da página do sorteio. É essa semente que garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de determinado sorteio já feito, com resultado idêntico.
A posição em que cada número foi sorteado é passada para uma “Planilha de Tratamento de dados”, montada conforme a lista de inscritos publicada no nosso site para gerar a classificação final do sorteio.
2) Planilha de Tratamento de dados
Após o sorteio, os números são passados para uma planilha de cálculo, independentemente do curso escolhido. Com esta informação na planilha, a publicação dos candidatos por curso pode ser gerada, utilizando-se recursos de classificação de planilha de cálculo, seguindo a seguinte ordem: 1º Curso, 2º Turno e 3º Ordem de Sorteio.
3) Resultado a publicar
Após este tratamento, a planilha aponta os aprovados e as listas de espera por curso. O passo final é repassar esta classificação para o Sistema de Ingresso, que gera a listagem dos aprovados conforme as informações inseridas.
Sobre a semente utilizada no sorteio eletrônico
Da maneira como o código-fonte se encontra implementado, a semente utilizada na geração de números pseudo-aleatórios é o tempo (quantos milissegundos se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento em que o botão "Gerar lista" foi clicado).
"A semente aleatória é um número (ou vetor) usado para iniciar o algoritmo gerador de números pseudo-aleatórios. A escolha de uma boa semente aleatória é crucial quando se trata de segurança da informação e criptação computacional. É a semente aleatória que permitirá que uma chave secreta de criptografia seja gerada de modo randômico. Computacionalmente as sementes aleatórias são muitas vezes geradas a partir de um valor que não se repetirá, como por exemplo, a marca temporal atual. Uma marca temporal (ou estampa de tempo) é uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu."
Assim, cada vez que se clica no botão "Gerar lista" do script do sorteio eletrônico, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.
Faça o o download do programa utilizado para realização do sorteio eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox/Google Chrome/Iceweasel, … não funciona em navegadores Internet Explorer) ou acesse este site.
Caso deseje verificar a autenticidade do sorteio eletrônico realizado utilizando a semente publicada, siga os seguintes passos:
1) Colocar o número de candidatos inscritos e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas;
2) Marque a opção "Inserir semente manualmente" e coloque a semente do resultado do sorteio a ser auditado;
3) Clique no botão "Gerar Lista";
4) Efetue a comparação da saída do programa com a lista impressa.
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