Consolidação dos Eixos Tecnológicos e cursos Técnicos para implantação no Câmpus São José do Rio Preto
Consolidação dos Eixos Tecnológicos e cursos Técnicos para implantação no Câmpus São José do Rio Preto
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São José do Rio Preto, realizou em 25 de outubro, Audiência Pública, de caráter participativo e consultivo (conforme prevista pela Portaria n.º 1.091, de 17 março de 2015), para consolidação dos eixos tecnológicos e cursos técnicos a serem implantados na cidade de São José do Rio Preto.
Integravam a Mesa Diretiva da Audiência o presidente da Audiência e Diretor do Câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, o Diretor Adjunto Educacional Alexandre Aldo Neves, como secretário e, como moderadora, a Diretora Adjunta de Administração, Camila de Carvalho Ferreira.
O objetivo da Audiência realizada em 25 de outubro foi apresentar os resultados das contribuições realizadas pela comunidade por meio de formulário que ficou aberto entre os dias 5 e 15 de outubro no site do Câmpus São José do Rio Preto, além das considerações e sugestões manifestadas pela comunidade durante a audiência realizada no dia 4 de outubro.
A partir do levantamento da pesquisa de opinião e da prospecção da equipe de implantação do Câmpus São José do Rio Preto, consolidou-se a proposição dos seguintes cursos técnicos:
- Modalidade concomitante/subsequente: Artes Visuais, Informática, Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos;
- Modalidade integrado ao ensino médio: Produção de Áudio e Vídeo, Informática, Internet das Coisas, Biotecnologia e Enfermagem (Educação de Jovens e Adultos – EJA)
Na pesquisa de opinião, 57% da comunidade participante informaram ser “fortemente favorável” à proposta apresentada na audiência de 4 de outubro, seguida por 32% “favorável”, representando nessa pesquisa, 89% das contribuições. Outros 11% indicavam “parcialmente favorável”, com 9%, “parcialmente desfavorável”, com 2%, e não houve contribuições para “desfavorável” e “fortemente desfavorável”.
As próximas etapas envolvem o processo de elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), o planejamento e solicitação de nomeação dos técnicos administrativos e de professores para a oferta desses cursos e, para 2022, inicia-se o processo de definição dos cursos superiores para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (2024-2028).
Até a implementação dos cursos técnicos, que dependem de autorização e da liberação de códigos de vagas para professores pelos Ministérios da Educação e Economia, o diretor do Câmpus destacou a manutenção da oferta de cursos de extensão, de forma remota e presencial, e a continuidade das parcerias já firmadas com outras entidades.
Siga o Câmpus São José do Rio Preto nas redes sociais
Redes Sociais