Página inicial > Certificados de Extensão > Notícias > Projeto de arborização do câmpus Rio Preto é concluído pela Prefeitura Municipal

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 16h43 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 19h05 | Acessos: 1082

Na manhã do dia 02 de dezembro de 2022 foi finalizada a etapa de plantio do projeto de arborização e paisagismo do IFSP Câmpus São José do Rio Preto.

No primeiro semestre deste ano, a Comissão Local de Sustentabilidade solicitou apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto para a elaboração de um projeto de arborização para ser implementado no câmpus, com o intuito de transformar a atual paisagem vegetal da instituição, criando com isso, áreas verdes de convivência para os estudantes.

Desta forma, com o apoio do Secretário de Serviços Gerais, o Sr. Ulisses Ramalho de Almeida e o Sr. Otton Arruda, da Secretaria do Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Tatiane Figueiras desenvolveu um projeto específico para o câmpus, abrangendo diferentes espécies de plantas, sendo algumas frutíferas, como jabuticaba, acerola, amora e ornamentais, como palmeira triangular, escova de garrafa e ipê rosa.

Estiveram à frente dessa ação, as servidoras municipais Tatiane Figueiras, arquiteta e urbanista, Larissa Junqueira, responsável pelo setor de praças e jardins, e a presidente da Comissão de Sustentabilidade Local do IFSP Câmpus São José do Rio Preto, Lairce Castanhera.

As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal e a equipe de jardinagem do setor de praças e jardins fez o plantio contando com a orientação da projetista Tatiane e do agrônomo Otton. O plantio foi realizado em duas etapas sendo que a primeira delas ocorreu no dia 22 de setembro, com o plantio da primeira muda em comemoração a Semana da Árvore, como pode ser lido na notícia: Cerimônia marca plantio da 1ª muda do projeto de arborização do Câmpus Rio Preto, evento que contou com a participação do Prefeito Edinho Araújo e de representantes do Viveiro Municipal, servidores da prefeitura e do câmpus, além de convidados da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

Nessa primeira etapa, realizada no dia 22 de setembro, ocorreu o plantio das mudas na frente do campus e em volta do estacionamento. Na segunda etapa, realizada nos dias 30 de novembro, 01 e 02 dezembro, foram plantadas mudas nos fundos do câmpus (atrás do Bloco C e da quadra poliesportiva), nas laterais internas (vizinhas às ruas Manoel Pereira e Pedro Góes) e entre os prédios (Blocos A e B, Blocos B e C e Blocos B e D).

Foto acima: Prefeito Edinho Araújo, diretor do câmpus Marcos Furini, Lairce Castanheira e servidores da Prefeitura Municipal durante a primeira etapa de plantio de árvores realizada em 22 de setembro.

No total 78 mudas foram plantadas, formando ilhas de sombra e canteiros de frutas, revitalizando o espaço escolar, tornando assim o câmpus um espaço verde que proporciona um ambiente de conforto térmico para servidores e alunos, além de contribuir para a  qualidade do ar e para a sustentabilidade ambiental desse importante unidade de ensino.

Essa ação faz parte de um projeto mais amplo, o qual visa implementar práticas sustentáveis no câmpus, como o uso consciente dos recursos hídricos e energéticos e o descarte e a destinação correta de diferentes resíduos.

Notícia relacionada:

Resultado de imagem para icone youtube@IFSPRioPreto/videos