Ações do Câmpus Rio Preto marcam a Semana do Meio Ambiente
A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos. (UNITED NATION, 1973, p. 3, tradução nossa).
Instituído no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi estabelecido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972. A data foi escolhida para coincidir com a conferência que é realizada anualmente, tendo como um país anfitrião diferente a cada ano.
Com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais, bem como para a importância de se preservar os recursos naturais, na Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, foi estabelecido os princípios norteadores da política ambiental em todo o planeta e iniciou-se um processo de mudança na maneira de tratar as questões ambientais.
Este ano, 2022, marca a 49ª vez que o dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado e tem como tema “#UmaSóTerra”, que reforça o tema do primeiro Dia Mundial do Meio Ambiente de 1973.
Considerando a importância da data e o compromisso do IFSP para com a sociedade, o Câmpus São José do Rio Preto não poderia deixar de lembrar e realizar ações que buscam contribuir para o uso mais consciente dos recursos do Nosso Planeta.
Desse modo, na semana de 05 a 11 de junho de 2022, contando com a colaboração dos servidores, em especial do Coordenador de Extensão Antônio Felício Filho e membro da Comissão de Sustentabilidade, foi disponibilizado no campus um ponto de coleta do Projeto Tampinha que Salva, de autoria de Cláudia de Giuli e que faz parte do Instituto Vira Latas.
Na sexta-feira, 10 de junho, durante a 2ª Reunião da Comissão de Sustentabilidade, foi discutido e decidido que o Câmpus São José do Rio Preto terá mais dois pontos de coleta: lixo eletrônico e vestuário.
O lixo eletrônico e aparelhos recebidos serão destinados para a cooperativa de reciclagem Cooperlagos e o vestuário (roupas, sapatos, roupas de cama, roupas de banho entre outros) será destinado para o projeto sacoleira solidária que fará a classificação e destinação do material conforme as condições de aproveitamento para uso.
A Comissão de Sustentabilidade está trabalhando também no diagnóstico de sustentabilidade e na implementação de práticas sustentáveis de acordo com a UI GreenMetric, iniciativa da Universidade da Indonésia, que avalia, pontua e cria um ranking de universidades do mundo inteiro baseado em suas práticas e compromisso com o desenvolvimento sustentável. A GreenMetric tem como seu maior objetivo incentivar a consciência sustentável das universidades. O ranking é baseado em 6 categorias: Infraestrutura (SI), Energia e Clima (EC), Resíduos (W), Água (WR), Transporte (TR), e Educação (ED).
A Comissão de Sustentabilidade foi criada pela Portaria n.º 18, de 07 de abril de 2022 e alterada pela Portaria n.º 34, de 2 de junho de 2022.
Fonte:
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. #UmaSóTerra: ações globais no Dia Mundial do Meio Ambiente ressaltam a necessidade de proteger o planeta. 5 de junho de 2022. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/umasoterra-acoes-globais-no-dia-mundial-do-meio. Acesso em: 10 jun. 2022.
UNITED NATION. Report of the United Nations Conference on the Human Environment: Stockholm, 5-16 jun. 1972. Disponível em: https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/NL7/300/05/IMG/NL730005.pdf?OpenElement. Acesso em: 10 jun. 2022.
Notícias relacionadas:
IFSP Rio Preto se torna ponto de coleta de Projeto Social e de Sustentabilidade
Membros da Comissão Local de Sustentabilidade visitam Cooperativa de Coleta Seletiva
Siga o Câmpus São José do Rio Preto nas redes sociais
Redes Sociais